quinta-feira, 28 de março de 2013

UM MOTE ANTIGO



Um dia desses um poeta do Jornal da Besta Fubana, (bestafubana.com) onde tenho coluna, lembrou um mote antigo: "Isso é somente 1% dos 100% que eu sei".
Escrevi três glosas a respeito e trago hoje uma delas para vocês.
O que eu mais gosto na chamada literatura de cordel é justamente essa dificuldade a mais, representada pelo mote.  Além de o poeta ter que manter a forma (dez versos setessilábicos, nesse caso, tem que manter o estilo (ABBAACCDDC), não fugir do assunto ou motivo e cuidar, principalmente da métrica e das rimas.  O que exalta muito mais o valor dos nossos repentistas, por fazerem tudo isso de improviso, a maior parte deles dividindo a atenção por toda essa técnica literária, com o canto e a execução primorosa dos seus instrumentos, notadamente a viola e o violão.


Literatura de Cordel é um patrimônio cultural que herdamos dos ibéricos há séculos atrás e que mantemos vivo, principalmente no Nordeste, com muito respeito e carinho.  Vamos à glosa:

Um jumento, uma cangalha,
uma vaca, uma galinha,
um baú chei' de farinha,
um colchão cheio de palha..
O matuto e a sua tralha,
se sentindo como um Rei,
fazendo sua própria Lei.
dentro do seu pensamento:
"isso é somente 1%
dos 100% que eu sei"

12 comentários:

  1. Olá Fred,
    Repassar a literatura de cordel mostrando versos e explicações e show de bola. Parabéns!
    Meu abraço

    ResponderExcluir
  2. Excelente! Mestre e poeta Fred, cordelista de primeira, sempre com a rima certeira, sabe o ritmo, canta e mede, no mote nunca se perde, em frevos frevei, em viagens viajei, com esse blog como instrumento, "isso é somente 1%, dos 100% que eu sei".

    ResponderExcluir
  3. Dalinha e Zezinho, dois poetas dos bons que eu tenho o orgulho de ter como amigos (Zezinho, além de amigo, primo): muito honrado em receber tais elogios... vamos levar pra frente a Literatura de Cordel, essa bandeira nordestina !

    ResponderExcluir
  4. Fui matuto sem ter tralha
    c’um baú chei de galinha
    minha vaca era Farinha
    nunca viu uma cangalha
    e não precisou de palha
    era Rainha sem Rei
    fazendo sua própria lei
    tirada do pensamento
    “isso é somente 1%
    dos 100% que eu sei”.

    ResponderExcluir
  5. Buenas, Fred: Na receita de cordel deste o modo de fazer;os ingredientes não podem ser citados de antemão, em virtude de surgirem de repente. Que pena; eu até gostaria de poetar sobre o mote: isto é todo 10055/do 1% que sei.
    abraço
    maria-maria

    ResponderExcluir
  6. O doidim de meu pc aprontou novamente; onde se lê 10055/do. leia-se: 100% do.
    Errei a mão.
    maria-maria

    ResponderExcluir
  7. Zulma G. de Carvalho28 de março de 2013 às 14:59

    Fred, meu caro poeta, você é ainda por cima, generoso, pois faz o verso e dá a forma. Como só sei rimar "amor e dor", seguirei lendo as suas maravilhas de versejador.
    "Não rimo mote com pote, nem oiti com sapoti; não rimo mágoa com água e nem revista com gibi; sei que nos anos sessenta, um cordelista eu amei; por causa dele sofri, por causa dele chorei. "Isso é somente 1% dos 100% que eu sei".

    ResponderExcluir
  8. Anônimo das 11:18, cabra bom de versejar e glosar bem um mote ! Eu desconfio que tu sejas o Dom Capeta, mas pode ser também o Maírton ou o Maurício, o João Bosco, o Wellington... diacho !!! Tem tanto poeta bom nessa Besta Fubana e tu me metes numa fria dessas ?! Como é que eu vou agradecer, se tu não assinaste, homem? (ou será mulher? Dalinha, Glorinha...ave Maria..assim eu fico doido !) Muito obrigado, poeta anônimo. Bom demais !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fred, foi o Capeta mesmo !
      É que ieu num sôbe miassinar.
      É uma ingrizia tão grande que me perdi, visse?

      Excluir
    2. Dom Capeta, meu camarada ! Tou com saudade das nossas pelejas, rapaz.. Onde tu tás metido, home de Deus? Fazendo cinema, tocando pulo mei do mundo, radialistando na Tabajara, promovendo show com Sandra Belê, inventando mais coisa pra fazer, ave Maria...Home, facisso tudim mas num deixe de visitá os amigo pur aqui !

      Excluir
  9. Maria-Maria, guria dos pampas, inteligente e perspicaz Resistente. Você já verseja e muito bem, nos seus comentários que recebo e leio religiosamente, do nosso valoroso Grupo ! Sua presença aqui muito me honra.. Abração !

    ResponderExcluir
  10. Zulma, minha cara amiga. Se rimar amor e dor do jeito que você demonstrou, logo depois, é isso, queria eu ter 1% da sua sensibilidade pra dizer as coisas. Abração agradecido!

    ResponderExcluir