sábado, 28 de janeiro de 2012

100 ANOS DE PAPANGU

Pernambuco com sua cultura multifacetada, surpreende até os nativos.

Bezerros, cidade pernambucana fincada no Agreste, com clima quente e seco, é palco no Carnaval para uma das festas mais concorridas do Estado.
Em 2005, essa festa completou seu centenário.
É a Folia do Papangu.  E eu estava lá, no meio das Orquestras de Frevo, dos batuques de Maracatu e Bumba-meu-boi, pela primeira vez.
Confesso que, folião da Capital e de Olinda, não esperava uma festa tão bonita.
Uma animação contagiante, com a população inteira da cidade participando, dezenas de milhares de turistas de todo o Brasil e sobretudo frevo, muito frevo.


Se a gente fechar os olhos,  se deixar levar de roldão pela “onda” e abri-los de repente, vai pensar que está em Olinda, em plena efervescência momesca.

O casario antigo ajuda, por certo.  Mas a profusão de cores, de sons e de gente é estimulante, mesmo.
Não foi dada muita repercussão, tanto em âmbito estadual, como nacional, a esse Centenário. E ele bem que merecia.   Salvo engano, algumas reportagens curtas em duas emissoras sediadas no Recife e Olinda, mas sempre em cadeia nacional, porque aqui não se gera mais quase nada da nossa programação e ficamos à mercê do que nos impõem lá de baixo.

Uma pena.  Porque, em matéria de diversidade cultural, o Leão do Norte (sem bairrismo porque sou alagoano de nascimento) manda nesta Terra Brasilis.  Veja o vídeo clicando no link abaixo e caia na folia dos papangus.