Quando estivemos no Mato Grosso do Sul, em setembro do ano passado, além de curtir Bonito, e arredores, fizemos questão de visitar o Pantanal Sul. Já conhecíamos o Pantanal do Mato Grosso, na região de Poconé e Transpantaneira, quando visitamos Cuiabá e Chapada dos Guimarães.
O Pantanal Sul é bem diferente.
A região, mais explorada, tem fazendas imensas, com criação extensiva de gado e outras que hoje se dedicam também ao turismo rural e ecológico.
O Pantanal Norte, mais selvagem e preservado, caracteriza-se - a meu ver - pela sua fauna mais diversificada, em especial quanto às aves.
De Bonito, você pode atingir a região pantaneira por várias entradas. Uma delas é Aquidauana. Nesse município há vários Hotéis-Fazenda, em plena atividade, mas reservando também espaço para receber turistas interessados em viver o dia a dia dos pantaneiros.
Ficamos numa dessas fazendas, a Santa Inês, onde fomos muito bem recebidos e igualmente bem tratados.
Atividade por lá não faltou. Focagem noturna de animais, safaris fotográficos, cavalgadas e caminhadas à vontade. Tudo regado a muito tereré, mate bem gelado, tomado de bomba e guampa, um chifre especialmente preparado para servir de "caneca" para essa bebida tão gostosa e estimulante.
Boas fotos e vídeos, foram o resultado dessa experiência fantástica de conhecer mais um pedaço desse Brasil maravilhoso, que a cada dia ainda nos surpreende.