quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

TODO DURO CONTINUA "ESTRAÇAIANDO" E FAZENDO AMIGOS

Luciano "Todo Duro" Torres, um mito do boxe

Quem não conhece essa figura lendária do boxe pernambucano, não conhece o Recife.

Eu tive esse prazer há cerca de 26 anos atrás, no Parque da Jaqueira, onde eu já praticava corrida havia 5 anos. 

Meu filho mais velho queria estudar capoeira e um professor começou a dar aulas no Parque, embaixo de uma frondosa mangueira.

Era um cara simples, comunicativo e de uma energia sem limite. Seu nome de pia, Luciano Torres, mas pouca gente se lembra disso.  Mas se perguntarem por Todo Duro, todo mundo se manifesta. Ele com sua simpatia e com suas luvas e golpes certeiros, ganhou a unanimidade da torcida do Recife e acho que do Brasil inteiro.  

Seu linguajar que não mudou até hoje, é de um cara sofrido criado no trabalho duro e escolado na vida de atleta.  Uma trajetória esportiva que inclui 70 combates, 45 vitórias por nocaute e apenas oito derrotas.  Seu arquirrival, o baiano Hollyfield fez com ele seis lutas, com três vitórias para cada lado, mas o confronto fora dos ringues é que chamou a atenção do país e entrou para o folclore do esporte. 

No seu jeito moleque de desafiar os rivais, Todo Duro tem um bordão, uma frase que faz rir qualquer fã e tremer qualquer desafiante: "Vou estraçaiá!!"  (Pra quem não conhece o dialeto, estraçaiá é "estraçalhar", acabar de vez com o oponente.) 

E assim, de luta em luta, Todo Duro conquistou sua glória.  Ser reconhecido como atleta e como ser humano diferenciado, no Recife e no Brasil.

Domingo passado, encontrei Todo Duro num bloco aqui pelo Poço da Panela.  Ele mora pela redondeza, em Santana, bairro vizinho.  Reconheceu-me logo, quando falei nos treinos na Jaqueira e nas aulas de capoeira que ele dava para o meu filho.  

E até me confessou, depois que perguntou se eu continuava correndo: - Você corria muito pro meu gosto. Eu nunca passei de 10 quilômetros até hoje.  Mas se eu quiser, eu ainda "estraçáio" um até na corrida.  

Demos uma boa risada e logo posamos para as fotos do desafio que lhe fiz para uma luta (de mentira).  
O desafiante e o campeão Todo Duro...(quero ser estraçaiado nada!!!)
Meu filho Enrico, que não foi seu aluno, mas continua seu fã, fez as fotos.  E eu também fiz uma em que Todo Duro desafiava Enrico para um nocaute no ringue.

Todo Duro e Enrico, só na cara de mau

Para encerrar, uma matéria do Globo Esporte sobre o último desafio de Todo Duro: a cadeira do dentista.  A reportagem está simplesmente hilária !  E desta vez quem foi "estraçaiado" foi nosso herói...

copie o link, cole no seu navegador e veja aqui: http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-esporte-pe/v/todo-duro-e-nocauteado-na-cadeira-do-dentista/3172838/


Longa vida a Todo Duro, esse pernambucano ímpar no ringue da vida !