terça-feira, 28 de junho de 2011

MASCATE DAS LEMBRANÇAS

Não quero nem falar sobre a famosa "Guerra dos Mascates".. Deixo isso para os historiadores em geral e os do Recife, em particular, como o meu amigo Leonardo Dantas, que sabe tudo sobre essa terra do "Leão do Norte".   Só queria dizer alguma coisa sobre um costume bem nosso: o Recife sempre foi farto de mascates.  Vendedores de tudo, incluindo-se aí a própria "Esperança".   Mario Sette nos fala, com enlevo, das "negras da Costa" vendendo em seus tabuleiros bolos, acarajés, pamonhas de garapa, grudes e canjicas.    E também nos "italianos tocadores de tachos" que consertavam de porta em porta os mais variados utensílios de metal (panelas, frigideiras, caçarolas, soldando tudo, repondo asas, desamassando tampas, depois do que saiam batendo em vasilhas que levavam para consertar em casa, com um pedaço de pau: tém..tém..tém..tém.....   Ainda alcancei, na minha infância, resquícios desses costumes.   Uma dia, há alguns anos atrás, acordei pela madrugada e deixei que essas memórias aflorassem com tal força que compus, de um só fôlego, uma das canções que mais gosto: "Mascate das Lembranças".


Na letra dessa música, relembro tipos que povoaram meu tempo de criança: um amolador de tesouras; o vendedor de cuscuz e o seu apito matinal; o "gringo da prestação", com seu baú mágico cheio de retroses de linhas coloridas, rolos de fitas, cordões e sianinhas, cartelas de botões coloridos, das mais variadas formas e tamanhos; os vendedores de "cavaco chinês"; todos os repentistas/propagandistas dos mais variados produtos, que pululavam pelas ruas estreitas do Recife-centro, incluindo os pândegos "Mané do Palito" e "Chá Preto e Pente", contando suas "novidades"..  Por trás de todos eles, como uma sombra protetora da categoria, rondava o célebre tema musical do patrono maior, de tempos que não alcancei: "Bolinha de Cambará"  !  Mas ficou sua música, renitente na memória de todos os recifenses com mais de 50 anos..
O "Mascate das Lembranças" foi gravado quatro vezes: a primeira com a Orquestra e Coral do Bloco Flor da Vitória-Régia; a segunda, com a Orquestra e Coral Levino Ferreira, do Maestro Lúcio Sócrates; a terceira com a minha Orquestra e Coro Cemcape e finalmente num arranjo para Cordas, mais elaborado, sob a forma de "Serenata Pernambucana".  Gravei o tema musical do "Mascate" em conjunto com outro tema da música "Saudade de Olinda".   Aos que não conhecem ainda o "Mascate das Lembranças", fica a sugestão.. Aos que já o curtiram nos Blocos de pau e corda do Recife, fica a oportunidade de relembrar e cantar conosco os refrões de antigamente, que registrei, com meu amigo Hamilton Florentino, na primeira gravação.