quinta-feira, 3 de março de 2011

O SERTÃO NO CARNAVAL





Tempo de carnaval, mas também tempo de banda de pífanos ?
Como é que é?.. Eu respondo: tudo a ver !
Num certo carnaval – acho que foi em 2003 ou 2004 – encontrei, no Recife Antigo, uma bandinha de pífanos tocando frevo. Um frevinho buliçoso, animado, quase um forrozinho desse que a gente chama de arrasta-pé, ou rastapé. Pífano, zabumba, bombo, caixa e pratos.
Soube depois que eles eram, quase todos, de uma mesma família. Pai, irmão, filho, primo.
Coisas da tradição nordestina. Música, no Nordeste se faz muito em família (tenho exemplo vivo disso na minha ..) Pois bem.. Fiquei na roda formada por turistas de todos os recantos do Brasil escutando aquela beleza de som. Mas não me contive e pedi ao “pifeiro” emprestado um triângulo que estava sobrando por alí, em cima de um chapéu de palha, aos seus pés. Toquei com a bandinha por cerca de uns 15 minutos.. A roda de curiosos aumentava, a animação também.. Aí o líder comentou com os outros: “ Tá na hora de passar o chapéu...” 



Mas notei que nenhum deles se animava a fazer isso.. Tomei a iniciativa e perguntei se podia “passar o chapéu”.. Ele, aliviado, consentiu.. Eu imediatamente botei umas duas notas de 5 e 2 reais, mais umas moedas que eu tinha no bolso, dentro do chapéu e comecei a estender o chapéu para a turistada da “roda”.. Hehehe.. Correu quase todo mundo.. Afora meus caraminguás, e mais uma ou duas cédulas e umas moedinhas, voltei pro “pifeiro” e entreguei a magra coleta. Mas o papo continuou e eu os convidei pra gravar no meu estúdio.. Quase morreram de susto com a idéia. O resultado foi um disco muito legal.. Chama-se Flor de Taquari, que é o nome dessa bandinha, do interior de Pernambuco (Lajedo). Aproveitei e inclui no disco um pequeno vídeo de uma performance deles no estúdio, tocando “Asa Branca”, o Hino do Nordeste como também um frevinho para banda de pífanos chamado “frevança na chuva”... Estão aí, pra vocês curtirem, a foto da capa do CD (fotografia que fiz num terreiro de fazenda em Taquaritinga-PE. Divirtam-se !