quarta-feira, 11 de setembro de 2013

MARATONAS, BURACOS E CALÇADAS

Corrida da Fogueira-Chegada
Faz quase 31 anos (a serem completados em 1° de abril, o meu "dia da verdade"), comecei a correr e nunca mais parei.
Sempre corri sozinho e pela rua. Hoje tenho corrido também em esteira, em ambiente climatizado, no conforto do meu Condomínio.
Gostar, não gosto muito, não...  Mas fazer o que, quando o calor está insuportável, a segurança das cidades grandes em níveis abaixo da crítica, as ruas esburacadas, lesionando qualquer tatu, quanto mais um corredor ou andarilho? 
Conheço  esta cidade como a planta dos meus pés.  
Esta e muitas outras em que constumava ir com uma frequência obsessiva, como João Pessoa, por exemplo.
Mas o Recife nunca teve tão poucos metros quadrados por buraco.  Sim, é isso mesmo...O Recife de hoje, tem ruas de buracos alternadas por algum asfalto.  As calçadas...calçadas ??, o que é isto mesmo?  
Ah.. sim.. aquele lugar onde os camelôs, pequenos comerciantes, mendigos e lixo de toda natureza, têm prioridade e cuja "manutenção", dizem os códigos municipais, é da competência dos donos de imóveis, uma lenda urbana que as Prefeituras teimam em conservar e manter acesa, mesmo que seja muito simples fazer o serviço e cobrar, com multa generosa, no carnê do IPTU do indigitado e relaxado proprietário de um bem que, paradoxalmente, é sinônimo de "passeio público"...   Durma-se com um buraco desses !!!
Em João Pessoa corri, muitas e muitas centenas de quilômetros, em treinamento. Lá também corri os meus primeiros 25 quilômetros, experimentando, fazendo uma pré-estreía, nas Maratonas de 42,2 km.  
Falei a distância para especificar o que hoje anda muito confuso.  
Maratona é Maratona, corrida rústica, ou corrida de rua, é corrida de rua, de qualquer distância.
Corrida da Fogueira-Chegada
Maratona é aquela distância que ficou famosa com a corrida de 40 quilômetros feita pelo soldado Fidípedes, da planície grega de Maratona até a cidade de Atenas.  
Distância essa que foi aumentada em quase 200 metros (mais precisamente em 195 metros) para que a corrida das Olimpíadas realizadas em Londres em 1908,  terminasse no balcão do Palácio Real.
Ah, o colonialismo britânico mudando a História !
Hoje, o pomposo e temido nome da prova mais extensa e desgastante do Atletismo é que está desgastado pelo uso excessivo e equivocado, francamente utilizado para corridas com a distância de alguns metros a alguns quilômetros.  
Esta desinformação é também incentivada por fabricantes de todas as bugingangas passíveis de serem criadas por "gênios do esporte": bebidas energéticas milagrosas, meias para pressurização das pernas, sapatos turbinados, "saltadores e voadores", que aumentam suas passadas sem o menor esforço,  luvas para os pés, a serem utilizadas pelos que acham que correr "descalço" traz algum benefício na performance.  Descalço ?  mas.... e as tais meias-luvas ?!!
I Maratona da Jaqueira- km.27
Enfim.. tudo é motivo para "iniciar" mais "corredores", mesmo que a mania dure alguns dias apenas, no máximo uns poucos meses e raramente, uns poucos anos, em que correrão a passos de cágado alguma "Maratona de Revezamento" com algumas equipes de 8 "maratonistas" se revezando em distâncias (cômodas como prestações) de 5 km, o último deles correndo a "fenomenal" marca de 7.195 metros.  A Glória, enfim, para o mais vagaroso dos corredores de rua dos novos tempos. Todos serão, logicamente "emedalhados" e fotografados para a posteridade e ganharão uma camiseta alusiva à prova máxima do Atletismo. 
E Fidípedes, esquecido,  estará rindo com todos os seus ossos...