Professores da nossa mais representativa dança, todos ex-alunos do Mestre Nascimento do Passo, os Guerreiros são hoje um símbolo da resistência cultural que indiscutivelmente representam com toda eficiência e conhecimento de causa, a mais nobre fatia cultural de pernambuco, o nosso patrimônio imaterial, consagrado oficialmente em inúmeros atos documentais e legais e sobejamente conhecido no mundo inteiro.
Estive presente na arena dos Guerreiros, esse verdadeiro “Coliseu” do frevo em que se transformou a Praça do Hipódromo, naquele simpático e bucólico bairro recifense, lugar de morada do nosso grande poeta Ascenço Ferreira, e trouxe de lá imagens e depoimentos que, a partir de hoje, passo a divulgar aqui no nosso Blog e na minha coluna “Mascate das Lembranças”, no Jornal da Besta Fubana (http://www.luizberto.com/coluna/mascate-das-lembrancas-fred-monteiro )
O passo, como ensinado pelo Mestre Nascimento, tornou-se para os pernambucanos uma modalidade aeróbica de valor extraordinário, porque além de mera dança, é um conjunto inteiro de exercícios de alongamento, flexibilidade, força e resistência muscular.
Quem acompanha os clubes de frevo e troças pelas ladeiras de Olinda, ou pelas ruas e vielas do Recife Antigo, sabe muito bem do que estou falando.
Ensinado por Mestres que tiveram como Mestre o maior deles, Nascimento do Passo, que já divulgava o seu método de aprendizado como a “Aeróbica do Frevo”, resulta num caminho seguro para a saúde física (e mental, consequentemente) plenamente atingível por pessoas de qualquer idade. Sim, pois como vocês verão pelas imagens, gente dos 7 aos 70 está representada naquela Aula-Espetáculo patrocinada todos os sábados, gratuitamente, pelos “Guerreiros do Passo”, na Praça, que é do Povo, pelo Povo e para o Povo !
Vamos frevar, porque o Carnaval vem aí e daqui pra lá ainda dá tempo de evoluir de um “pulador de frevo” para um passista competente e consciente, bem orientado pelos Mestres Guerreiros. Minha vaga já está garantida e a partir de setembro pretendo fazer esse caminho evolutivo e completar minha paixão pelo Frevo e pelo Passo!