terça-feira, 17 de dezembro de 2013

ESTAMOS DE VOLTA !

Na Rua da Aurora, com o compositor Heleno Ramalho, de branco, à direita

Quase dois meses de férias.  Mas quase três anos no ar.  Valeu a pena parar, para fazer um balanço e descansar vocês.  Estamos de volta, a partir de hoje. E com um assunto que talvez interesse a todos os que acompanharam o nascimento e a trajetória do Bloco Flor da Vitória-Régia.  Em setembro passado, o Bloco completou 15 anos de fundação. E oito de recesso.  Como o Carnaval já se aproxima, talvez valha a pena reviver esses oito anos de atividade, do primeiro desfile, em fevereiro de 1999, ao último, no Carnaval de 2005.  
Ano que vem também completará 15 anos a maior festa dos Blocos líricos do Recife, a "Aurora dos Carnavais", idealizada pelo Poeta Romero Amorim.  O nosso Bloco recebeu um convite da organização para participar, como um dos 3 blocos que inauguraram a festa, no ano 2000.
O Bloco Flor da Vitória Régia foi agraciado pelos compositores carnavalescos do Recife com 16 marchas de bloco (ou frevos-de-bloco, se preferem).  Acho que é um dos campeões, nesse sentido. Prova do quanto foi (e é) querida a nossa agremiação.
Instado por um amigo (e perseguidor do Bloco, também), listei hoje pela manhã todas essas músicas.  E a partir de agora, duas vezes por semana, às terças e sextas-feiras, vou transcreve-las aqui no Blog e no Jornal da Besta Fubana,  Para evitar "protecionismos", seguirei a ordem alfabética das canções.
Assim, vai abaixo a primeira delas: 

A CURVA DO RIO
(Heleno Ramalho)
Interp.:  Orquestra Vitória-Régia e Coral Meus Amores

Chega, vem cantar saudade
Ó pastora amada, 
Que já vai meu dia
Canta, que o tempo é breve
e passa mais leve
Se tem alegria
Quando me abraçar a noite
com aquele açoite 
De adeus final
Lembra da Vitória-Régia
A flor mais vistosa
Do meu carnaval

É bonito ver o Bloco a resplandecer
O luar de Casa Forte e a minha inspiração
Se a curva lá do rio me faz reviver
Mais uma lembrança acorda
Batendo nas portas do meu coração