segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O URSO MALUVIDO



A idéia foi de Fred Filho, junto com sua sogra, que é também nossa dentista.  Junita foi professora de música e toca de tudo, inclusive acordeon.  E a gente saiu, por conta disso, de La Ursa, em Olinda. Muito bom.. pena que o Maluvido saiu somente uma vez.. Coisa de meio-dia, sol escaldante, Olinda fervendo em pleno Carnaval e a La Ursa saiu.  A orquestra éramos nós mesmos. Junita na sanfona, Fred e eu no banjo e cavaquinho, Hamilton, que também confeccionou o cartaz,  no surdo, João Ranulfo segurando o cartaz e seu irmão Pedro dançando com uma boneca de pano, uma nega-maluca em tamanho natural, Enrico na flauta e Tatiana revezando com Liliane no papel de La Ursa. 
A multidão, como sempre, acompanhou, como vemos na foto.  Uma brincadeira muito legal, com toda a alegria que se tem direito numa manhã de sábado de Carnaval em Olinda.  Só ficaram duas grandes lembranças do Urso Maluvido.  Uma das músicas-tema, de minha autoria (a outra é de Fred Filho e ainda não gravamos, porque no ano seguinte ele foi embora pros EEUU) e uma solitária fotografia, feita por um grande fotógrafo, o amigo Celso Bayo, que reside na Califórnia e ficou maluco pela La Ursa.  Há três gravações da música: uma comigo mesmo, outra com o cantor e compositor Don Antonio e esta que ouvimos aqui, com meus amigos do "Urso Traquino", de Casa Forte.   Mas o Maluvido promete voltar um dia, para atormentar o povo de Pernambuco com suas "ursadas".  Aguardemos !

UM PASSEIO POR SEATTLE

Há uma piada recorrente sobre Seattle (mas toda piada tem um fundo de verdade e essa não é exceção à regra): "Em Seattle só chove duas vezes por ano... de janeiro a junho e de julho a dezembro).."Como diria aquele personagem de Chico Anysio: É mentira, Terta ?.. Verdaaadeeee.. Seattle é uma metrópole muito agradável de se visitar. Eu e Edla tivemos como guia especial nesse passeio nossa nora Juliane, que -numa folga de trabalho da Procuradoria do estado de Washington- nos mostrou os principais atrativos do centro da cidade, em especial o famoso Pike Place Market, uma atração e tanto para turistas do mundo inteiro. 


Entre flores de todas as espécies, principalmente as belas tulipas de todas as cores, plantadas em Mount Vernon, já próximo à fronteira do Canadá; balcões imensos recheados de salmão, halibute, vieiras e os famosos caranguejos gigantes do Alaska; artesanato local e de pequenas fazendas das redondezas; lojas e restaurantes; a primeira loja da cadeia Starbucks de cafés, originada e sediada justamente ali pertinho; músicos de rua simpáticos e muito competentes, etc, etc, etc... passamos um dia muito agradável, batemos perna por horas e almoçamos num restaurante italiano na Pacific Gallery, de excelente cardápio.

Para finalizar, já de tarde, uma cena inesperada: em plena 4a.Avenida, onde fica a sede local da famosa YMCA, um prédio de tijolinhos vermelhos que aparece na parte final do vídeo,uma gaivota, na certa vindo do Seattle Aquarium, às margens da Baía de Elliot, marchava tranquilamente em companhia de... um corvo !