sábado, 11 de junho de 2011

DANÇAS MATUTAS PELO MUNDO E PELOS TEMPOS

Se olharem direitinho, verão que não somos tão diferentes, povos do hemisfério norte ou do hemisfério sul.. Afinal, nesse planetinha azul, em "festas de interior", na celebração das colheitas,  o que conta é a alegria da Música e da Dança.

Normalmente danças "de roda", com passos vibrantes e simples, mas que transmitem grande energia.  Pesquisando sobre danças populares, baixei esses dois vídeos do You Tube e vi muita semelhança no vigor dessas danças "caipiras".   

Um trio de músicos, um "gritador" de quadrilhas, moças e rapazes dançando felizes, mesmo separados pelo tempo e pela distância.. No tempo, estão distantes quase 50 anos ( a "quadrilha" americana é dos anos 60, filmada em 16 mm, P&B, numa cidadezinha do oeste dos EEUU; a brasileira é recente, filmada em vídeo digital, numa cidade do Agreste pernambucano, poucos anos atrás).

Na distância serão talvez umas 5.000 milhas ou 8.000 kms em linha reta..  De avião umas 10 horas de vôo direto, é pouco ?

Propositalmente, troquei as trilhas sonoras e o resultado ficou bem interessante:  uma quadrilha pernambucana com banjos e fiddles (rabecas) e uma festa americana movida a "trio de forró".    A intenção, porém,  é a uma só: celebrar a Música, a Dança e a Vida!

A todos os que curtem o Blog, desejo neste início de Ciclo Junino muita Paz, Saúde e Alegria !