sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

NUMA RODA DE CHORO.. SÓ DE FERAS !

Anteontem de tarde, estava aqui em casa trabalhando nesta árdua tarefa de "ensacar fumaça", encangar grilo e estudar violoncello (esse arco de cello ainda me bota doido), quando toca o telefone.
Era o meu amigo Bozó (Ewerton Sarmento, gente da melhor espécie):

Beto do Bandolim comanda a Roda.
- Fred, estás em casa?
- Claro, Bozó.. E eu não me aposentei de novo ?  Até vendi meu Estúdio pra você, rapaz!
- Se não estiver fazendo nada, vem aqui pra casa de Beto do Bandolim que a gente vai começar uma roda aqui..

[Beto (Adalberto Cavalcanti) foi assunto de recente post aqui no Blog.]

- Beleza, Bozó.. vou consultar minha Agenda.. peraí... hmmm.. Rapaz, tou com sorte ! Nenhum compromisso pra hoje... chego já, visse ?

E cheguei mesmo.  Foi só descer o elevador, caminhar até o portão do Condomínio, seguir pela calçada, dobrar à direita, continuar pela mesma calçada, atravessar a rua (ainda não asfaltada, vento soprando, mangueiras carregadas, passarinhos cantando) e chegar lá.  Esqueci de dizer. Eu e Beto somos quase vizinhos, aqui no Poço da Panela, um pedaço de Natureza encravado à beira do Capibaribe, que corre manso, bem pertinho dali.

Cheguei.  Surpresa !!  Beto e Bozó trouxeram pra pandeirar no choro, o nosso amigo João Araújo, Físico, poeta e pandeirista, chorão das antigas, embora tenha a mesma idade do meu filho mais velho.  Aliás, tocaram juntos, Fred Filho no bandolim, no tempo de estudantes da UFPE.  Gente fina demais.. vive atualmente na Alemanha.

Começamos os trabalhos.  Muita conversa, muito abraço, uma cerveja gelada e tome choro !  Daí a pouco chegou o Mestre Henrique Annes, meio século de violão pernambucano de nível mundial, recentemente comemorado no Teatro de Santa Izabel.  Pronto, a roda estava completa.  E Beto começou com um choro de Henrique (Angelical, dedicado à sua esposa Angélica)..

E daí pra frente foi choro até a noite chegar. Confiram no vídeo e depois me digam se eu não sou um cara de sorte, por ter amigos músicos deste nível.  E ser vizinho do Beto do Bandolim...  Vem muito mais por ai, dessa roda e de outras que combinamos fazer.  Aqui pertinho, ouvindo os passarinhos, o bandolim de Beto, o violão de 7 cordas de Bozó, o violão de Henrique Annes e o pandeiro de João, enquanto ele estiver no Recife.