sábado, 12 de fevereiro de 2011

CHAPADA DOS VEADEIROS E ALTO PARAÍSO-GO

Gosto muito e viajo sempre que posso e tenho tempo pelos Parques Nacionais brasileiros. De Norte a Sul, de Leste a Oeste, temos Parques incrivelmente belos.  Alguns bem cuidados e com excelente estrutura de atendimento turístico, outros nem tanto, mas todos com atrações naturais e beleza ímpar.  Uma das coisas que me fascina são as cachoeiras.  Sou capaz de passar horas numa trilha, seja ela leve, moderada ou pesada, somente para tomar banho em uma ou várias cachoeiras dos muitos parques que visitei. 
A Chapada dos Guimarães tem cachoeiras fantásticas, a Diamantina idem, Alto Paraíso de Goiás e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros também. São famosas as que ficam ao longo do Rio Preto. Famosas e também algo perigosas.

O Rio Preto passa por corredeiras entre as pedras, entra por um cânion estreito e desaba numa primeira queda d'água de 80 metros, prossegue caindo mais adiante entre as pedras da Cachoeira das Carioquinhas e a seguir deságua em duas formosas quedas de 120 metros de altura, tudo em meio a uma vegetação de cerrado fechada e muito bonita.
Noutro ponto do Parque, o Rio da Água Fria também é um atrativo de uma imensa beleza. Nesse vale a pena experimentar o "cascading" (descida em rapel no meio da cachoeira, de 52 metros, com uma descida em negativo de cerca de 20 metros, onde você pode admirar uma bela vista das cascatas do Rio dos Couros, mais adiante.
As trilhas do Parque, assim como as da região de Alto Paraíso são muito lindas e, com alguma sorte, você ainda pode ver veados campeiros (que deram nome ao parque, perseguidos e caçados que foram pelos caçadores "veadeiros" da região, no tempo em que inexistia proteção à fauna e flora e caçar era uma ato natural para os nativos).

Outra coisa que admiro nesses Parques é a diversidade das suas árvores e principalmente das suas flores. As flores do cerrado têm um encanto primitivo e ao mesmo tempo fascinante. Deixo que algumas fotos falem por mim a respeito da beleza ainda selvagem desses lugares.