quinta-feira, 19 de maio de 2011

MISTÉRIOS DA PEDRA DO INGÁ





Um dos lugares intrigantes que a gente pode visitar no Brasil está bem próximo ao Recife. Faz parte do cenário dos Cariris Paraibanos, região de belas paisagens serranas que alternam a vegetação da mata e da caatinga com muitas formações rochosas e alguns rios e riachos, perenes ou não. Já falei sobre ele aqui.

Entre João Pessoa e Campina Grande, as duas maiores cidades do Estado da Paraíba, está um dos pontos de atração ao turismo. Arqueologia, mistério e apelo ecológico se misturam no município de Ingá do Bacamarte e no entorno da famosa Itacoatiara do Ingá.

Blocos imensos de pedra, o maior deles medindo cerca de 27 metros de comprimento por 3 de altura, completamente recobertos de inscrições gravadas na rocha dura, formam um paredão para lá de enigmático. 

Dezenas de livros já foram escritos sobre a origem da Pedra, atribuindo-lhe os mais diversos meios de gravação. Ora os povos pré-históricos que habitaram o lugar teriam gravado seus símbolos através do uso de madeira molhada e friccionada com areia por sobre a superfície da pedra, ora fenícios teriam aportado no Brasil e deixado no Ingá sinais de sua passagem, descrevendo rotas, mapas, calendários, figuras rituais, ora teriam sido seres extraterrestres vindo de galáxias distantes que insculpiram com alguma espécie de laser representações das suas naves, mapas estelares e outros misteriosos signos
.
Os arqueólogos, mais céticos, simplesmente levantam suas hipóteses acadêmicas situando a Itacoatiara como mais uma das muitas ocorrências do entorno, sem tantas preocupações filosóficas ou sensacionalistas sobre o assunto.

De minha parte, nas três ocasiões em que lá estive, ficou a admiração pela paisagem do lugar, pelos caprichos das civilizações que por ali passaram, pelos mistérios que o cercam. E ficou também uma grande preocupação: em cada uma das vezes que visitei a Itacoatiara, surpreendeu-me o estado de abandono, até de desprezo por essa nossa herança, constituída de um monumento único no mundo, de capital importância para um estudo sério e criterioso sobre sua real origem.