sábado, 23 de julho de 2011

MINHAS DUAS MÃES


Quem chega no meu estúdio de gravação não pode deixar de ver este simples porta-retratos em cima da minha mesa de trabalho.  E sempre pergunta, extasiado com a  beleza dessas duas mulheres: Quem é essa criança tão linda?  Quem é esta senhora tão bela?

Eu, orgulhoso, dou sempre a mesma resposta, mesmo que já a tenha dado centenas e centenas de vezes, nos mais de 10 anos que o retrato está lá:  - São minhas mães !!  -????  Mães ?!  Mãe só tem uma.. E eu, rápido e mais orgulhoso ainda:  - Mas sou um privilegiado ! Eu tenho duas.. Minha mãe natural é a pequenininha.. Maria.. Ela teria hoje 87 anos, não tivesse voltado ano passado, para encontrar meu Pai, que também se foi.  Maria, minha mãe, estava nesta foto com dois aninhos, apenas..

Mas esta senhora que a segura nos braços, esta senhora de sóbrio semblante, olhos carinhosos e uma meiguice sem par, também é minha mãe..  Criou Maria e ajudou-a a criar todos os seus 13 filhos, o terceiro dos quais sou eu, seu afilhado.  Dedé era o seu nome.. De batismo e documentos, era Maria Josefa da Conceição.   Palmarense, como meu pai Frederico, nascida e criada no Engenho Barra do Dia..  Teria hoje seus 118 ou 120 anos, não sei bem ao certo; tinha aproximadamente a idade da minha avó Maria Anna.

Nunca vi criatura mais meiga e amorosa que Dedé.. Não me lembro, em todo o tempo que convivi com ela, de uma palavra amarga, de uma frase ríspida. Era minha madrinha de batismo e minha protetora em todas as molecagens que eu aprontava.. Defendia-me a  toda hora e escondia os meus mal-feitos.  Ensinou-me a gostar do frevo e do maracatu.. E em sua homenagem, compus um maracatu que foi vitorioso no Festival de Músicas Carnavalescas da Prefeitura, no ano 2001.   Chama-se "Estrela do Poço" e vocês podem ouví-lo no player abaixo..

Dedé era devota de Yemanjá e ao mesmo tempo muito católica nas suas devoções a Nossa Senhora da Saúde, que tem sua capela multicentenária no nosso bairro do Poço da Panela. Sonho com ela, tanto quanto sonho com Maria.  Elas devem estar trocando receitas celestiais e quando  um dia eu for encontrá-las tenho a certeza que vai ter uns bolinhos de goma maravilhosos me esperando por lá...