sábado, 15 de setembro de 2012

PERNAMBUCO FALANDO PARA O MUNDO

(Sobre uma dúvida que não deveria ter existido.)

Transmissores da Rádio Jornal, em Casa Forte, 1949

Mantenho uma coluna no Jornal da Besta Fubana, um dos melhores espaços culturais da internet brasileira, que cresce a cada dia, em virtude da liderança do seu mantenedor, o Jornalista e Escritor palmarense Luiz Berto.  Chama-se "Mascate das Lembranças" e lá publico matérias do meu Blog "Sete Instrumentos".

Sala do do prédio dos transmissores, com o famoso "slogan"
Costumo também fazer comentários nas postagens do JBF. Ontem, tendo comentado uma excelente postagem da poetisa cearense Dalinha Catunda, na sua coluna "Eu Acho é Pouco", do mesmo jornal virtual, fui surpeendido com um comentário de um (ou uma.. a gente nunca sabe o que está atrás de codinomes) tal Passiflora que afirmava, entre outras coisas que não tinham muito a ver com o poema ilustrado com uma foto, da Dalinha Catunda, que o slogan "Pernambuco Falando para o Mundo" era criação da Rádio Tamandaré.


Retruquei de pronto, porque tendo conhecido de perto a nossa mais querida emissora, a Rádio Jornal do Commércio (nos anos 60 meu conjunto "Os Tártaros" apresentou-se com frequência no seu magnífico Auditório, no prédio da Rua do Imperador.)

Palco/auditório da RJC, na Rua do Imperador, Recife, 1949














Aos que quiserem mais detalhes da história da Rádio Jornal (como era popularmente conhecida) 
recomendo uma visita à Wikipedia (link abaixo).
(http://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%A1dio_Jornal#E_Pernambuco_fala_para_o_Mundo... ) 
ou -ainda melhor, ao site da Rádio Jornal, em especial, aqui: 
http://www2.uol.com.br/JC/radio/memoria.htm .

As fotos publicadas no site da RJC foram extraídas de um livreto comemorativo à fundação da emissora. Tenho um exemplar dele, que me foi oferecido pelo amigo cantor do "cast" daquela Rádio e da TV Jornal do Commércio, Canal 2, o Joaquim Gonçalves.  Aliás, àquela época, o meu grupo musical atuava tanto na TV, como na Rádio.

Caminhão de externas da RJC, um luxo único no Brasil da  época
A força deste slogan deve-se à minuciosa (e milionária) montagem da emissora pelo seu proprietário, F. Pessoa de Queiroz, que importou o que havia de mais moderno da Inglaterra, para montá-la, ao nível de uma emissora internacional, mesmo.  Transcorriam os anos 40/50, quando o rádio teve a sua chamada Era de Ouro, em todo o mundo, e a televisão ensaiava ainda seus primeiros passos.

Quem fez a supervisão/manutenção da emissora foi a Dra Janet Swaton que,com seu sotaque britânico falou pela primeira vez "Pernambuco speaking to the world', enquanto apresentava o programa 'Brazil Calling', para um público a milhas de distância." (do site do RJC.)

Aliás, o requinte da Rádio Jornal era surpreendente, tanto nos seus transmissores, no meu querido bairro de Casa Forte, quanto na sede da Rua do Imperador, onde havia até mesmo um Salão na cobertura, onde tocamos várias vezes também  -a Boate Rosa Amarela- frequentada por artistas que se apresentavam na TV Jornal, os mais famosos do Brasil e também de outros países do mundo.

O salão (depois Boate Rosa Amarela) no prédio do RJC
Ainda do site da Rádio Jornal, transcrevo, para ilustrar o nível da sua programação:

"Orquestras de todo o Brasil passaram a disputar espaço para apresentação na emissora. Um convidado ilustre, o maestro Villa-Lobos, mostrou o seu trabalho seguido da orquestra Tommy Dorsey, que executava peças de fox-trote e blues."

Outra lembrança muito querida que eu tenho dessa época em que atuei na Rádio e na TV Jornal, foi ter tocado num espetacular Órgão Hammond que foi trazido para a inauguração da TV e era quase que de uso exclusivo do famoso Sivuca. Quem é do ramo, sabe o valor sonoro desse instrumento.

Por outro lado, e quanto à Rádio Tamandaré, que foi a terceira emissora fundada no Estado, 3 anos depois, em 1951, seu slogan era "Música somente música" depois mudado para  "Tamandaré: maximúsica."

Hoje é uma emissora evangélica, sediada em Olinda,  e tem por slogan: "Rádio Tamandaré: 100% Jesus", com pastores se revezando em pregações evangélicas e música também evangélica (ou gospel, como queiram).
Floriza Rossi, Nelson e Joaquim Gonçalves,
no Programa "Você Faz o Show"
comandado por Fernando Castelão.
O ídolo, Nelson Gonçalves, acompanha o seu  fã 
e seguidor Joaquim Gonçalves, excelente cantor 
pernambucano de Bom Jardim
As fotos aqui apresentadas foram escaneadas do livreto acima falado. Inclui ainda uma foto de uma das muitas apresentações do Joaquim Gonçalves, na TV Canal 2, com o cantor Nelson Gonçalves, pasmem, lhe acompanhando ao violão.

Acho que fica esclarecida aqui a dúvida (que não deveria ter existido, caso o autor/autora do comentário houvesse pesquisado um pouco mais sobre esse famoso slogan.)