sexta-feira, 1 de abril de 2011

JERICOACOARA, ONDE A VIDA NÃO TEM PRESSA


De um lugar perdido no mapa do extenso litoral cearense, a um dos destinos turísticos mais badalados do mundo, a ponto de ter sido, durante muitos anos, considerada uma das praias mais belas do planeta, Jericoacoara, Jeri para os íntimos, ainda é para mim uma das grandes maravilhas que consegui curtir nos meus 41 anos de passeios por todo o Brasil. 
Jericoacoara é beleza natural, é paz, é quietude, é misticismo, é silêncio, agitação, vida simples, badalação, esportes..


Surpresas em cada pedacinho de paisagem fazem de Jeri, suas praias e dunas vizinhas, uma fonte de prazer interminável.  Nas longas caminhadas, subindo e descendo dunas,  grandes e pequenas, refrescando-se no mar azul, pisando aquela areia macia e quente, você não percebe o tempo passar.
A beleza da paisagem chega a assustar até em pequenos detalhes como um tronco seco caído, um casebre abandonado, um jogo de sombra e luz nos desenhos fantásticos moldados pelo vento forte nas dunas e areias do lugar.
Enfim, Jericoacoara é beleza dia e noite, noite e dia, no  ritmo/ritual da vida simplesmente vida: tranquila como a vida deveria ser, sem pressa, com a certeza de que o sol que hoje se põe defronte à Duna do Por do Sol, amanhã vai repetir o espetáculo... e depois, e depois, e depois, e depois... como sempre tem sido, como sempre será.