domingo, 10 de março de 2013

NOTÍCIAS DO JALAPÃO - 1

Serra do Espírito Santo, cartão postal do Jalapão
(foto Fred Monteiro)
O destino já estava programado, há anos. A oportunidade, finalmente foi chegada. Passagens aéreas compradas, lugares reservados na "Expedição Korubo", uma pequena mala com roupas e a velha mochila nas costas.  No peito, o coração de campista/aventureiro pulando de vontade de "cair no mato", fugir da "civilização" , ouvir o som do silêncio.  E aconteceu.  Chegamos em Palmas, eu e minha companheira de vida e aventuras, à noitinha do dia 1° de março.  O dia seguinte seria de muita estrada com uma parada para almoço em Santa Tereza, vilarejo/distrito de Palmas.
Santa Tereza-TO  (foto Edla Monteiro)
Até Ponte Alta de Tocantins, no asfalto por 144 quilômetros. A partir daí, somente areião e buraqueira em horas de sacolejo num enorme caminhão "fora de estrada".  Uma parada no Cânion de Suçuapara, para fotografar e esticar as pernas.  à noitinha chegamos ao Camp Safari, muito bem instalado pela Korubo às margens do Rio Novo, de águas cristalinas e rápidas, areia branca e fina nas pequenas praias.

Canion Suçuapara (foto Sil Dallalibera)
Um jantar, o papo agradável com o grupo de turistas/aventureiros/amantes da natureza e -enfim- o descanso merecido.  No dia seguinte, logo após o café da manhã,  demos início à programação estabelecida pela Expedição: um trecho de canoagem no Rio Novo, num percurso de 4.800 mts descendo o rio em caiaques e enfrentando quase uma dezena de corredeiras.  Obviamente, não tivemos condições de levar câmaras, pela grande possibilidade de "mergulhos" acidentais ou outros acidentes de percurso.  Mas o nosso guia Mauro registrou o grupo já pronto para a descida.

Cortesia de Yara Mansur - (foto do Guia Mauro)
Depois do almoço e muito banho de rio, partimos rumo às dunas de areia vermelha já famosas em inúmeras reportagens fotográficas e de televisão. Depois de uma imersão total nas belezas e nos sons daquela natureza virgem, e já à noite, regressamos ao acampamento.

Ao pé das dunas (foto Fred Monteiro)