sábado, 26 de março de 2011

DIAMANTINA, A MAIS BELA DAS CHAPADAS


Canion do Buracão
Tenho uma paixão declarada pela Chapada Diamantina, na Bahia.   Estive por lá em três ocasiões: a primeira em 1988, com meus filhos, quando a Chapada não tinha sequer um bom Hotel para hospedar os turistas que para lá acorreram, a partir de uma série de reportagens da Rede Globo enfocando suas belezas naturais, em especial a famosa Cachoeira da Fumaça.





Pousada de pedra, em Igatu

 Naquele ano, de passagem para Brasília e Minas, acampamos em Lençóis e conhecemos os principais pontos abertos à visitação: o Serrano, o Salão das Areias, Cachoeirinha, tudo pertinho da cidade e de fácil acesso. Afinal, meu filho caçula tinha apenas 8 anos e ainda não tinha condições de enfrentar uma trilha. Dois anos depois, em 1990, ficamos por mais tempo.

Deu para conhecer outros lugares fantásticos como a Cachoeira do Sossego, a Gruta da Pratinha, a Lapa Doce, subir o Morro do Pai Inácio (naquele tempo quase uma escalada). Mas, em 2008, agora sem as “crianças”, casadas e independentes, voltamos para conhecer todo o Parque. Começamos por Mucugê, e subimos por Ibicoara, Andaraí, Igatu, Palmeiras, Nova Redenção, Iraquara até chegarmos novamente a Lençóis, hoje um dos maiores e mais bem estruturados polos de ecoturismo do Brasil.  

Trilha da Fumaça- ao fundo o Morrão

Apesar de outras Chapadas brasileiras (dos Veadeiros, dos Guimarães, da Borborema), terem atrações de beleza sem par, a Diamantina é para mim a rainha delas. Suas cachoeiras são ainda selvagens, grutas e cavernas bem preservadas, trilhas espetaculares, enfim, há muita coisa por explorar na Região. Até mesmo um sítio arqueológico muito importante, como a Serra das Paridas, descoberto por acaso, após um incêndio que devastou uma grande área de vegetação nativa, fazendo surgir paredões de arenito recobertos por milhares de inscrições rupestres de grande interesse histórico e arqueológico.


Vista de cima do Morro do Pai Inácio
 
Voltarei outras vezes por aqui para mostrar mais vídeos e fotos da Chapada. É inesquecível !













Vegetação da Chapada

 

Rio Paraguassu, Toca do Morcego
 

Por de sol, na Serra das Paridas

Morro do Camelo