domingo, 27 de abril de 2014

SEMANA DO CHORO NO RECIFE - BETO DO BANDOLIM

Durante a semana que ora finda foi comemorado o Dia Nacional do Choro, na quarta-feira, 23.

Aqui no Recife, onde o movimento dos "chorões" é intenso, tivemos uma programação bastante diversificada, com nossos grandes instrumentistas e compositores deste gênero maravilhoso.

Beto do Bandolim, Marco César, Bozó, grupos como Choro Miúdo, com João Paulo Albertim, Saracotia, com Rafael Marques, Márcio Silva e Rodrigo Samico, e tantos outros excelentes conjuntos e instrumentistas que seria enfadonho enumerar, animaram as tardes e noites recifenses e até hoje, quando a Semana se encerra, muito choro ainda vai rolar.

Na sexta feira 25, participei de uma noitada inesquecível, no Bar e Restaurante Retalhos, na esquina da Rua da Aurora com a Rua do Lima, de frente para o Rio Capibaribe.  Uma noite sem luar, mas com um brilho especial do Conjunto de Beto do Bandolim e a cantora Sonia Aguiar.

Com a casa cheia e mesas nas calçadas, como sempre, o choro reinou, desde as 9 da noite até a madrugada.

Trago aqui uma música de autoria de Beto e Rossini Ferreira, cujo título dá nome ao CD que tive a honra de gravar no FStudio, anos atrás.  Inspirações, um choro lindo, que Beto executa com emoção e sentimento.  

Confiram no vídeo abaixo, especialmente gravado para o Blog Sete Instrumentos, a pedido do meu filho Fred, que lá dos Estados Unidos, onde mora há 9 anos, chora no seu inseparável bandolim a saudade dos amigos chorões do Recife.

Agradeço a Beto, ao seu irmão Alberto (violão de 7 cordas) e aos demais componentes do Conjunto, a gentileza da autorização para gravá-los.  Vocês podem ouvir mais coisas do choro aqui:
aqui:  e também aqui: Boa audição!