sábado, 8 de outubro de 2011

MEUS AMIGOS ANIMAIS - 5




Nas três vezes que fui visitar meu filho, estive em três casas diferentes. 
Ele morou primeiro em Redmond, próximo da sede da  Microsoft; depois num outro apartamento, um pouco mais afastado e tranquilo e em seguida comprou uma casa numa cidadezinha linda, em ambiente quase rural.  
Feito Aldeia, aqui próximo do Recife.
Em todos esses lugares, a presença da Natureza, em toda sua pujança, é impressionante.
Washington, no Noroeste dos EEUU é um lugar muito verde, expressão que em inglês, é o codinome do Estado:  Evergreen State. 
Uma referência aos pinheirais que cercam pequenas cidades e enchem condados inteiros de um verde escuro muito bonito, que nem as nevascas do inverno conseguem acabar.
Os Parques são uma constante em toda cidade de lá. De todos os tamanhos e para todos os gostos. 
Muito bem equipados, com brinquedos e quadras de esporte sempre novos e limpos.
E em praticamente todos, a presença permanente de animais livres: pássaros, pequenos veados, coelhos do mato, esquilos de todos os tamanhos e espécies, etc.
Aparecem do nada, num gramado, pelos arbustos,no meio do parque, das ruas.


Sem medo, calmos, quase como animais domésticos.  

Por que?  Porque são respeitados. 
Ninguém ousa espantá-los, atirar-lhes pedras, caçá-los.

E também ninguém lhe atira migalhas ou outro tipo de alimento. Permitem que procurem por eles mesmo o que lhes interessa. Assim deveria ser por aqui também. É sinal de civilidade, de respeito aos bichos e à natureza. Mas por lá também há leis severas a serem cumpridas. Há polícia, para lembrar a lei aos cidadãos menos escrupulosos. Mas, pelo que sei, isso não é muito utilizado.



O longo aprendizado da arte de viver e de cumprir a lei, mais a preocupação do cidadão consciente com o meio ambiente e com a vida animal, levam a esse resultado.
Somente isso.
Sem mais segredos ou fórmulas mágicas. 
Educação é tudo !