sexta-feira, 6 de julho de 2012

GRAFITE É ARTE - MINHO 2C, UM ARTISTA DO GRAFITE


Na minha mania de blogueiro, vivo procurando motivo e assunto para publicar.

Quando o assunto é arte, então, não perco tempo.
Sou até meio "cara de pau" para abordar  qualquer assunto, personagem ou situação que me chame a atenção e valha a pena ser publicado no Blog.

Como esse de hoje.  Eu vinha caminhando pela Estrada do Arraial, na Tamarineira, quando deparei-me com um artista de rua, grafiteiro, executando o seu trabalho no portão de um Centro Cultural.

Não titubeei e aproximei-me dele, perguntando se topava gravar uma pequena matéria para o nosso blog.

Ele aceitou de pronto e depois de algumas fotos do seu trabalho, gravei seu depoimento, que trago aqui, no vídeo abaixo.  A qualidade não está lá essas coisas porque, na falta de uma das minhas câmeras, gravei com um celular cuja imagem não é lá uma "brastemp".

É uma história de vida bem interessante.

Minho 2C é um rapaz com muito gosto pela pintura e pelo desenho, mas que começou pichando muros e portões alheios.  Conscientizado de que essa ação não iria lhe levar a lugar nenhum, pelo contrário, o marcaria socialmente como uma pessoa inconveniente, antisocial, tratou de canalizar o seu talento para o que eu considero a "pichação do bem".

Hoje reconhecido mundialmente como Arte Popular, o Graffiti artístico é meio de vida que tem sido o sustento de Minho 2C e de milhares de moços talentosos e trabalhadores como ele, que fazem da sua  carreira artística motivo de muito orgulho, trazendo belas e coloridas imagens para a cidade e para o nosso deleite, embelezando com suas cores alegres e vistosas, muros, fachadas, cartazes, camisetas, painéis e tudo quanto sirva de base para sua pintura.

No vídeo, Minho 2C deixa seus contatos telefônicos, para todos que precisarem com o seu auxílio, colorir melhor esse mundo.









42.195 - (SOBRE BLOGS E MARATONAS)


O Blog completou hoje 42.195 acessos.
Eu tenho uma fixação por esse número.  Sabem por que?
É o mesmo número de metros que o atleta tem que percorrer numa Maratona.
Sou, com muito orgulho, um Maratonista.  Já sofri e tive muito prazer, simultaneamente, em milhares de quilômetros corridos nestes 29 anos de prática do atletismo, em especial a corrida de rua e o triathlon.  Completei, oficialmente, 3 Maratonas, embora haja corrido a série completa de 8  treinamentos para a distância, ao todo.  Cada série dessas soma entre 200 e 350 quilômetros mensais, corridos em quatro meses.  Sempre fechava o ciclo de cada um dos períodos correndo até 32 ou 35 quilômetros, no último "estirão" ou "longão" das séries.
É um esforço plenamente recompensado pela alegria de terminar a prova.  E isso, como diz o comercial do cartão de crédito, "não tem preço"!




Assim também, manter um Blog em atividade é uma maratona cibernética.  Diante de tantas opções que o internauta de hoje tem, da pesquisa ao lazer, dos vídeos à música e aos espetáculos, das piadas às fofocas, do noticiário político ao econômico, fica realmente meio difícil manter aceso o interesse num Blog pessoal ou cultural.
E é por isso que eu agradeço, agora, a vocês todos, meus queridos seguidores e leitores, comentaristas, parentes e amigos, o prestígio que cada um de vocês me dá, acessando diariamente este humilde espaço, construído com muito carinho... para vocês mesmo !
Muito obrigado de coração, por estes mais de 40 mil acessos.


O Blog está catalogado pelo "Blogger", serviço de que faço parte, tendo obtido o "page rank" 2 e tive hoje, por sinal, uma indicação para participar do Prêmio Top Blog Brasil 2012, promovido por um site dedicado à divulgação e incentivo dos melhores Blogs brasileiros.

Muita honra também, para esse blogueiro iniciante. Mais outro motivo para agradecer a vocês por estas pequenas conquistas.
A única coisa que posso fazer, em reconhecimento, é continuar deixando por aqui minhas crônicas, poemas, músicas, versos, fotos, vídeos, compartilhando com vocês minhas vivências, experiências e viagens. Tudo isso com muito entusiasmo.  Porque a Vida merece !  Porque Vocês merecem !