terça-feira, 26 de abril de 2011

IRRACIONAIS, MAS NEM TANTO (MEUS AMIGOS ANIMAIS)

maria-farinha (bitingui-al)

Tenho pra mim que os animais, por serem irracionais, são mais fotogênicos que os humanos. Não posam, não fazem nada a não ser serem eles mesmos. 

Se por acaso são flagrados em uma atitude qualquer, é porque isso é da sua natureza. Não podemos querer -nem jamais vamos ter- um sorriso de um animal, muito menos uma atitude de vaidade, um olhar provocante, ou coisa que o valha..  



jabuti (pantanal sul)



garça (florianópolis-sc)


onça pintada (foz do iguaçu-pr)
urubu (bonito-ms)

Isso eles deixam para os humanos que, quando gostam de ser fotografados - e praticamente todos gostamos - exageram nos cuidados para "sair bem na foto" (e viva a tecnologia digital que ajuda aos fotógrafos de todas as categorias possíveis, do mais ingênuo amador ao mais sofisticado profissional, a economizar uma barbaridade em filmes, papéis e produtos químicos, buscando "aquela" pose definitiva e aprovada pelo sujeito fotografado)..

Compete a nós humanos fotógrafos, portanto, conseguir flagrar aquilo que consideramos uma "pose animal" digna de ser mostrada, copiada e divulgada.

tucano do bico verde (foz do iguaçu-pr)
Essas minhas, por exemplo, de um amador esforçado, jamais figurariam numa revista especializada, tenho certeza.  Mas, como gosto muito desses companheiros de jornada terrena, é o que eu tenho conseguido fazer para guardá-los na minha memória.  
ararajuba (foz do iguaçu-pr)

FLOR DA VITÓRIA-RÉGIA, UM BLOCO, UMA SAUDADE




Um dos melhores momentos da minha vida foi o dia em que nossa família decidiu fundar um Bloco Lírico para sairmos no carnaval de Casa Forte.  Para quem não sabe, Blocos Líricos são aqueles que vão às ruas do Recife cantando marchas-de-bloco, também chamadas de frevos-de-bloco, que têm uma letras bem elaboradas, cantadas por Coral feminino.







Moças e senhoras com lindas fantasias são acompanhadas por uma Orquestra chamada de "pau-e-corda", porque é formada por violões, cavaquinhos, bandolins e violinos, que dão sustentação a instrumentos leves de sopro como flautas, saxofones e clarinetes..









Por outro lado, a Praça de Casa Forte, com suas vitórias-régias, foi o cenário da minha infância e adolescência.  Nos jardins projetados pelo Mestre Burle Marx brinquei quando criança, fiz serenatas quando adolescente, passeei com meus filhos pequenos, e hoje é pista para minhas reflexões, caminhadas e corridas vespertinas.





Nesse cenário bucólico, o Bloco nasceu (em setembro de 1998) vingou, cresceu e sete carnavais depois foi fazer parte da História dos Blocos e do Carnaval do Recife.  Costumo dizer que o Bloco Flor da Vitória Régia não feneceu, não acabou, não foi extinto.  Ele vive nos corações dos que o sonharam, dos que o fundaram, dos que se divertiram em seus cordões, cantaram em seu Coral, tocaram na sua afinadíssima Orquestra.  E viverá para sempre na nossa memória, por tudo o que representou para nós e para todos que dele participaram.

Relembrem, participem e matem a saudade dos nossos desfiles pela Praça de Casa Forte e da nossa homenagem a José Mariano, no histórico bairro do Poço da Panela.  O Flor da Vitória Régia agradece de coração a todas as queridas pastorinhas e músicos que fizeram juntos conosco os melhores Carnavais da nossa vida !

Aqui o link do vídeo:  http://www.youtube.com/watch?v=_KVR5nzLfk0

As fotos deste post são de autoria do conhecido fotógrafo dos blocos do Recife: EUDICE