domingo, 23 de janeiro de 2011

APERTA O NÓ

FORRÓ COM CALANGO MINEIRO É XAMEGO PURO !





Faz um tempinho, a mineira mais pernambucana que eu conheço, uma voz doce e forte que canta forró como ninguém, me pediu para fazer uma música que "tivesse a sua cara"... Conhecendo a história dela escrevi, num fim de semana em Aldeia, essa música.
Estava sem violão, numa madrugada de sábado,sem caneta e sem papel e o que me serviu de caderno foi meu celular. Anotei a letra numa "mensagem" e a melodia cifrada noutra.
Na segunda-feira, já no estúdio, gravei um "piloto" e levei para a Irah.. Ela ouviu, gostou e gravou.. Aliás, gravou e regravou essa música já umas 3 vezes e a incluiu no seu excelente DVD com o show "Girassol de Desejos" (faixa 3). Fico muito feliz com o sucesso de Irah Caldeira.. Mulher de fibra, que sabe o que quer e vem realizando uma carreira brilhante e ascendente.



SURFISTA MALUCO



Estava passeando pela praia da Joaquina, em Florianópolis-SC , quando resolvi subir por umas pedras à beira-mar para observar a evolução das ondas e dos surfistas que tentavam manter-se sobre elas.  Joaquina, ou Joaca, para os íntimos, é uma praia aberta com ondas altas e frequentada pela nata do surf local. Pois bem... estava por ali filmando e fotografando do alto das pedras, quando observei um cara com roupa de neoprene e prancha debaixo do braço a tentar se jogar nas ondas que batiam forte, a fim de atalhar o caminho e talvez pegar uma onda mais alta.  Enquanto os demais saiam da areia da praia, nadando deitados nas suas pranchas, esse aí teimava em pular naquele poço espumante, cercado de pedras por todos os lados: uma ilha às avessas.  Passaram-se alguns bons 5 minutos até que o “surfista maluco” como o denominei, obtivesse sucesso... e a insistência valeu a pena: tanto pra ele, como pra mim, que fiz essas imagens que compartilho agora com vocês...

PANTANAL NORTE - MT



Entramos no Pantanal pela cidade de Poconé e ficamos hospedados num Hotel Fazenda às margens do Rio Pixaim, um dos importantes rios de lá.
A quantidade e diversidade de aves ali, impressiona o mais experiente viajante do planeta. Diga-se, aliás, que a proporção de estrangeiros (pelo menos quando estivemos por lá) em relação a brasileiros é algo em torno de 80 contra 20%.  Convivemos por uns dias com japoneses, suecos, argentinos, americanos e holandeses em muito maior quantidade do que brasileiros,  quase todos paulistas e paranaenses.
O Pantanal faz a alegria de qualquer fotógrafo ou cinegrafista.  Um passeio de “voadora” pelo Rio Pixaim, suas ilhas e ninhais às suas margens é de uma beleza deslumbrante.  Passei dois dias explorando o rio para baixo e para cima. Mas, por que fiz esse percurso por duas vezes?
Não gosto de lembrar o motivo, mas foi bem interessante. Nós ficamos um dia inteiro nesse primeiro passeio pelo rio, fotografando e filmando tudo, admirando jacarés, bandos de pássaros de todas as espécies, garças, biguás, colhereiros, cabeças-secas, socós e principalmente os majestosos tuiuiús,  cardumes de peixes dos mais variados, como pintados, piranhas, pacus, piraputangas e também répteis como as iguanas, as sucuris imensas, roedores como capivaras, bandos delas, pacas, enfim, uma verdadeira arca-de-noé em movimento constante pelos rios e por suas margens,  pelos campos secos das fazenda locais e até pelo leito da rodovia mais incrível que já conheci: a Trans-Pantaneira, com suas pontes de madeira em ruínas, onde cada travessia das camionetes 4x4 da Anaconda Turismo era uma mini-aventura.  Bom, dizia eu que depois de um dia inteiro somente passeando pelo rio, voltei ao Hotel à tardinha e como sempre, fui conferir os vídeos feitos. Isso porque, naquele tempo ainda não havia como conferir as fotos que ainda eram feitas pela minha Zenith pesadona, mas que tinha lentes incríveis.  A facilidade das máquinas digitais ainda não existia e a gente ficava esperando revelar os filmes, quando chegasse da viagem, para conferir a qualidade das fotografias.  Quando comecei a rodar o primeiro cartucho de vídeo-cassete, meu estômago gelou.  Não havia uma única imagem do início ao fim do cartucho.. somente chuvisco, ruído acinzentado, eu distinguia no visor da câmera.  As cabeças de gravação, por alguma razão, sujaram e eu perdi todo o trabalho, principalmente as imagens que eu tanto ansiara fazer.
Passei uma fita de limpeza, testei mil vezes um cartucho novo e fui dormir preocupado. No dia seguinte, bem cedo, logo após o café, contratei um “piloteiro”, o primeiro que apareceu pelo hotel, entramos na “voadora” e fizemos de novo todo o percurso, rio acima e rio abaixo, cascavilhando paisagens e tirando o sossego de cada animal que acordava para um novo dia.
Até os jacarés devem ter ficado impressionados com minha vontade de registrar tudo aquilo. Mas registrei...
E, naquela tarde-noite, voltei para Cuiabá para pegar o vôo de volta ao Recife, cansado mas feliz por ter recuperado minhas férias pantaneiras.

CHAPADA DOS GUIMARÃES - MT



Saindo um pouquinho do Nordeste e indo para o Centro-Oeste, resolvi hoje recordar, passeando por fotos dos meus arquivos, uma viagem ao Mato Grosso, mais precisamente à Chapada dos Veadeiros e Pantanal do Norte, em 1996.
É um ambiente bem diverso do que estamos acostumados a ver aqui por cima, nesse  Brasil
mais seco e agreste, quase desértico, não fosse o nosso litoral e esta faixa estreita da zona da mata.
Mato Grosso, apesar de tudo, ainda tem algo de selvagem, na beleza dos seus rios, do seu cerrado, do pantanal superpovoado de aves e animais de todo o gênero.
A Chapada dos Guimarães, de onde saem muitas nascentes que descem para a região do pantanal, é de uma beleza indescritível.  Seus incontáveis rios e cachoeiras nos dão uma dimensão de grandiosidade da natureza por aquelas bandas.  Em algumas microrregiões próximas a Cuiabá, um pouco ao Norte, há fontes termais muito agradáveis, com águas que atingem temperaturas superiores a 40 graus.  A  Chapada abriga, também, o marco geodésico do centro do continente sul-americano e é quase obrigatória uma foto do turista por sobre o tal marco, que aliás, foi transportado para uma praça de Cuiabá.