quarta-feira, 13 de julho de 2011

O 15 DE BONITO NO TROVÃO DO BACAMARTE




Manhã do dia de São João (24-06-11) no Bonito Plaza Hotel.. Pelas 9,30 da manhã, somos presenteados com uma visita sui-generis: o Batalhão 15, dos Bacamarteiros de Bonito, com sua Banda de Pífano e sanfona à frente, entra desfilando com dezenas de bacamarteiros, vestindo o tradicional uniforme de sarja azul, chapéu de couro e bacamartes reluzentes nos ombros.
A música alegre se espalha pelo ambiente e começa uma bem ensaiada marcha, repleta  de evoluções coordenadas, numa manifestação de disciplina própria do grupo.  São homens, mulheres e crianças, cientes da importância da cultura que representam: a tradição do bacamarte no sertão nordestino, em especial de Pernambuco é secular.

O Comandante Euclides Paiva, defensor intransigente dessa cultura observa a tudo e a todos, com o zelo de quem gosta do que faz e do que vê.  O entusiasmo aflora no seu sorriso calmo e na sua voz pausada.  Concedeu-me esse depoimento esclarecedor (VÍDEO ABAIXO), que diz tudo sobre o "15 de Bonito" e a tradição do bacamarte.  Logo em seguida, começam os disparos, verdadeiros ribombos de trovão.. A cada tiro, a banda festeja e o público aplaude, entusiasmado.

Ao final de tudo ainda recebi outro inestimável presente do Comandante e amigo Euclides: um exemplar do livro desse grande pesquisador e folclorista Olimpio Bonald Neto, "Bacamarte, Pólvora e Povo", que recomendo com todo entusiasmo.  Trata-se de uma análise histórico-sociológica dessa manifestação profundamente entranhada no viver do nosso matuto e que merece todo o nosso apoio.  Viva São João, viva o bacamarte e viva o Batalhão 15 de Bonito !



Mais sobre a cultura do bacamarte aqui: http://bonitobacamarte.blogspot.com/
Agradeço ao Wagner Wilker, blogueiro amigo, que mantém o Blog Bonito Bacamarte pelo uso das 
fotos que usei nesta matéria.