OS 40 ANOS DE CASA GRANDE E SENZALA
Em 1974, O Instituto Joaquim Nabuco de Pequisas Sociais hoje FUNDAJ, na presença do seu fundador , Sociólogo Gilberto Freyre, comemorava os 40 anos da primeira edição de “Casa GrandeeSenzala”, o livro que marcou a vida daquele genial Escritor.
Entre inúmeros expoentes da cultura pernambucana ali representada, destacam-se os compositores Nelson Ferreira e Capiba, os Escritores Mauro Mota e Mário Souto Maior, os Sociólogos Renato Carneiro Campos e Valdemar Valente.
Convidado pela Direção daquele Órgão, produzi este documentário focalizando a solenidade e Exposição comemorativa ao evento.
O filme foi realizado com uma câmera Super-8mm e dele só resta esta cópia, uma vez que as enchentes de 1975, no Recife, destruíram a película original.
Assim, numa homenagem sempre atual ao Mestre Gilberto, evoco essas imagens que tive imenso gosto em fazer e que, embora mudas, porque a tecnologia do cinema-amador da época não nos brindava ainda com as facilidades das câmeras digitais de hoje, falam muito da cultura pernambucana, por seus grandes expoentes.
Tornando-as públicas, ponho à disposição de quem as quiser copiar, no endereço do Youtube. Quem não souber como baixá-las mas quiser o vídeo para seu arquivo, pode me contactar pelo email fredcrux@gmail.com.
Coisas assim, penso eu, têm que ser publicadas para serem melhor aproveitadas e terem melhor uso, do que ficarem adormecidas no fundo de uma gaveta.
Coisas assim, penso eu, têm que ser publicadas para serem melhor aproveitadas e terem melhor uso, do que ficarem adormecidas no fundo de uma gaveta.