domingo, 29 de maio de 2011

SOLDADINHO DO ARARIPE - UM ALERTA





"Em 1997, o Professor e Ornitólogo Galileu Coelho, em parceria com o Biólogo Weber Andrade e Silva  em visita à Chapada do Araripe, descobriram um pássaro endêmico daquela região, que nomearam de "Soldadinho-do-Araripe". Esse pássaro, com população estimada entre 50 e 250* indivíduos espalhados  em 60 quilômetros, tem alimentação constituída por frutos e, por isso, é um  importante lançador de sementes.  O macho da espécie é branco, com a cauda e as penas de vôo das asas pretas, e um penacho vermelho na cabeça, enquanto a fêmea tem cor verde-musgo e sem penachos. O soldadinho-do-araripe(Antilophia  Bokermanni),pássaro que só ocorre próximo às fontes de água da Chapada do Araripe, no Sertão,  entrou para a edição 2000 do Livro Vermelho de Espécies Ameaçadas de Extinção.  A obra é publicada pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês).

De acordo com o Ornitólogo, a espécie Antilophia bokermanni está em extinção porque é, entre outros pontos, uma ave considerada sensível às alterações ambientais. Apesar de  viver em uma área de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), ainda existe, na região, o corte indiscriminado de mata.

Entre anotações de campo e pesquisa bibliográfica,  revelou o Professor Galileu a ocorrência de sete aves ameaçadas de extinção só na região da Chapada. São citadas no trabalho o zabelê, a jacucaca, a araponga-do-nordeste e o pintassilgo. O soldadinho-do-araripe é hoje o símbolo  da conservação das espécies da Chapada do Araripe – Decreto municipal Nº 24/2009.

Para contribuir com a preservação do soldadinho-do-araripe foram  cultivadas plantas que dão frutos e alimentos, na diversidade que a espécie requer, para sua conservação e procriação. Sobre esse belo pássaro, foram feitos e publicados vários estudos científicos".

*Boa Notícia: Recentemente esse número foi ampliado para cerca de 800 indivíduos:



Para contribuir com a preservação do Soldadinho do Araripe foram  cultivadas plantas que dão frutos  e alimentos, na diversidade que a espécie requer, para sua conservação e procriação. Sobre esse belo pássaro, foram feitos e publicados vários estudos científicos.

A riqueza da nossa flora e fauna está sob permanente ameaça.. Urge que cuidemos de alertar aos mais velhos e educar os mais jovens no sentido de lutar pela restauração do meio ambiente, onde ele está sendo mais descaracterizado, de observar muito atentamente qualquer descumprimento das leis ambientais e acima de qualquer coisa, de cultivarmos o amor à Natureza, da forma mais sincera possível, sem fanatismos e exageros que logo são esquecidos tão logo terminem passeatas e atos públicos.  Precisamos, isso sim, é tornar essa atitude uma coisa tão arraigada à nossa personalidade, tão comum ao nosso modo de viver que passemos a ter repulsa por qualquer ato contrário à Vida, na sua expressão mais plena !  Longa vida ao Soldadinho do Araripe, criatura tão linda e canora, tesouro precioso do nosso imenso patrimônio natural..  No áudio, o canto do Soldadinho, nas fotos a sua beleza de porte e de cores.
(Fotos: cortesia de Galileu Coelho e W. Silva - Aúdio: canto do Soldadinho, gravado por Ciro Albano)