quarta-feira, 4 de julho de 2012

MEMÓRIAS DO F STUDIO - 8 - SERVOS DE MARIA

Nesses 18 anos de estúdio gravei música regional, erudita, pop, rock, gospel, enfim todo e qualquer trabalho que aparecia e que me agradava fazer.  Sim, porque também recusei muitas propostas de gravações que não me agradavam fazer. Entre elas pagode, funk, brega, por exemplo.

Sempre arranjava uma maneira delicada de afastar a possibilidade de ter que aturar música de alguma vertente que (embora sabendo ser do gosto popular) realmente não me interessava ouvir, muito menos gravar.

Quando comecei com o Estúdio, meu primeiro trabalho foi a trilha sonora da Procissão de Nossa Senhora da Saúde, como parte da tradicionalíssima Festa do Poço da Panela, dedicada à mesma.



Foi em 1994 e a minha sogra era a "festeira" daquele ano (a patrocinadora responsável pela organização da procissão da "bandeira" da Santa).



Coincidentemente, meu último trabalho, 18 anos depois, foi a gravação de um CD de músicas religiosas pela Congregação dos Servos de Maria. 18 faixas tocadas e cantadas  pelas freiras e demais membros da Comunidade que, por sinal, foi fundada por uma prima.



Antes de cada sessão de gravação, as religiosas faziam uma prece e uma bela vocalização seguida de um cântico do seu ritual.  Um momento para reflexão e concentração no trabalho que se iniciava.

Curiosamente, descia sobre todos um sentimento de muita paz, após esses cânticos. Com a licença delas, gravei de forma bem simples estas vocalizações e as passo para vocês neste arquivo de áudio.

Que todos se sintam, também, envolvidos pela paz desses cânticos.