sábado, 29 de janeiro de 2011

SALVE O AMÉRICA, CAMPEÃO DO CENTENÁRIO






Em abril de 2004, o América completou 90 anos.  Pouco antes da data comemorativa, fui procurado  no meu estúdio de gravação de áudio pelos diretores esmeraldinos Sérgio Serpa e José Amaro e combinamos a gravação de três hinos do América: o Hino Oficial, de autoria de Mário Filho, o Hino dos 90 anos, de autoria de Sérgio Serpa e José Amaro e a música-jingle "Quem tem coração verde-branco", de  Nilton Gonçalves ( Birinho). Os arranjos foram do Maestro Duda, a execução primorosa foi da sua Orquestra e Coral, acompanhando o cantor Lêdo.  Considero essa uma excelente gravação, tanto pelos arranjos de Duda como pelas interpretações e pela qualidade dos hinos.  Nesse ponto, meus amigos, o América é também um Campeão !  E mais Hinos virão por aí, no Centenário que se aproxima.



SOBRE CORRER E LER


Não, não é um post sobre literatura.  Essa leitura que eu falo é sobre experiências de quem escreveu e cuidou/vem cuidando do treinamento próprio e do alheio, há algumas ou muitas décadas.  Eu gosto muito de ler sobre corrida e treinamento.  Fiz disso um hábito constante nesses 28 anos desse esporte.  Meu primeiro livrinho sobre corridas é de um alemão muito experiente: Werner Sonntag.  O nome do livro é "Alegria de Correr", ("Spass am laufen", no original, publicado em 1979, pela Falken-Verlag, edição brasileira da Tecnoprint, Rio, 1982). Se vocês tiverem a oportunidade, não deixem de ler esse livro por inteiro.  Eu praticamente o decorei.  Foi meu guia e farol de corredor iniciante e continuou sendo pela vida afora.  Tanto que, recentemente, o desentoquei de um fundo de gaveta e me deliciei com os conselhos do velho Sonntag, relendo-o pela Xsésima vez.  Gostaria de transcrever aqui uns trechos dos seus conselhos a um maratonista de primeira viagem.  Tenho que resumir bastante, porque o capítulo inteiro demandaria tempo demais pra se ler num computador.  Eu, pelo menos, não sou adepto de e-books.  Acho cansativo passar horas diante de uma telinha brilhante.  Prefiro os livros de papel mesmo.  Até os velhinhos, que nem esse, o "Aerobics" de K. Cooper, e muitos outros, afora a minha coleção da primeira revista sobre corridas no Brasil, a "VIVA-A revista da corrida", que nos idos dos anos 80 também publicava artigos de "Runner's World" e "The Runner", as mais famosas do mundo das corridas.  Divido o post em duas partes, pra não ficar muito cansativo.  Leiam esta e aguardem a próxima.  É pra curtir e praticar, podem crer !

Caro corredor: Durante a última corrida que fizemos juntos, você anunciou sua intenção de participar pela primeira vez de uma maratona e me perguntou quais as precauções que deveria tomar. Você me disse que só corre há um ano.  É um tempo de preparo muito curto para uma maratona. Você nunca correu 30 quilômetros de uma só vez.  Não quero dar conselhos difíceis de serem postos em prática.  De qualquer maneira, procure fazer um treinamento percorrendo toda a distância da maratona.  No mínimo, seriam 35 quilômetros, pois só assim você terá consciência de que tem algo difícil pela frente.Poupe suas forças  durante a semana anterior à corrida. Corra somente para manter-se treinado e descontraído. Aproveite os primeiros dois ou três quilômetros para aquecer-se. A maior parte dos participantes corre depressa demais na largada.  Será mais sensato procurar um lugar numa das últimas fileiras. Dessa forma você não será levado a largar em determinada velocidade e não estará no caminho dos outros.  Alguns quilômetros depois da largada você notará que, tal como acontece nas corridas populares, as primeiras pessoas que se excederam na corrida já estão andando em passo normal. Quero dizer que nos primeiros quilômetros você deve correr muito devagar.  Dali em diante você nunca deve ficar abaixo de sua velocidade básica, pois do contrário estará desperdiçando tempo. Seja lá como for que você correr, de qualquer maneira ficará cansado. Economize suas forças.  Não adianta correr invariavelmente em todas as subidas, a não ser que depois de caminhar você tenha muita dificuldade em voltar ao ritmo da corrida -um detalhe que você tem de descobrir antes. Nesta grande competição, que é a sua primeira, você só deve correr para conseguir uma boa chegada, num tempo que considere aceitável. Se fizer questão de entrar em competições particulares, não comece antes dos 35 quilômetros. Procure manter a corrida num ritmo uniforme.  (continua))