domingo, 27 de maio de 2012

MEMÓRIAS DO F STUDIO - 5 - ROMERO AMORIM

Romero Amorim declama "Esses Blocos", no F Studio, 2002

Ele já era nome consagrado nas letras e na música de Pernambuco.  Campeão de Festivais de âmbito estadual ou nacional, quando o conheci, nos idos de 1994/95, quando participei, pela primeira vez do VI Recifrevo, com a primeira música que compus, um frevo-de-bloco chamado "Saudade de Olinda".  Romero participava com "Saudade Azul", em homenagem ao poeta Carlos Pena Filho.  Um frevo-de-bloco lindo, que anos depois tive a honra de gravar, no F Studio.

Romero tinha iniciado fazia pouco tempo, o Encontro de Blocos da Rua da Aurora, no Movimento por ele fundado "Aurora dos Carnavais", do qual -desde a primeira versão- o nosso Bloco Flor da Vitória-Régia participou, até 2006, quando desfilamos pela última vez.

Quando fundamos o Bloco, Romero fez questão de participar, como compositor, escrevendo um lindíssimo poema que foi musicado por Getúlio Cavalcanti, "Voltando ao Jardim".
Nele, o Poeta da Aurora relembra os tempos vividos em Casa Forte, com uma ternura que somente quem vive ou viveu por ali pode entender.

A noite é de festa 
e o riso é de graça
no banco da Praça
defronte à Matriz
A Vitória-Régia
no olhar do poeta
escuta a promessa 
de amor que eu já fiz

Voltando aos encantos
de um tempo tão belo
meu sonho é castelo
que a ânsia criou
Um cheiro de mato
vagueia rasteiro
e um banjo festeiro
meu riso escutou:

Vitória-Régia,
redonda barcaça
Sereia da Praça
beleza floral !
És o poema, 
o tema e a lira
a flor que inspira
nosso Carnaval !

Pois foi no F Studio, entre outubro e dezembro de 2002, que esta pérola musical e mais outras 15 jóias foram gravadas, para minha alegria e orgulho.  Romero acompanhou tudo com o carinho e desvelo de um pai, convidando uma legião de amigos e de blocos para cantar suas composições, dirigidas aos seus queridos Blocos de Pau e Corda do Recife.

No Encontro de Blocos da Rua da Aurora
Somente quem acompanhou de perto o trabalho diuturno de Romero para realizar com todo o brilho esse evento hoje eternizado no bronze de Abelardo da Hora, no trecho final da Rua da Aurora e que se tornou um marco no nosso Carnaval, pode avaliar a emoção que lhe tomava por inteiro quando, ano a ano, vencendo dificuldades e saltando obstáculos, conseguia realizá-lo com todo o sucesso e participação da comunidade dos blocos do Recife. "Esses Blocos", o nome do poema por ele também musicado, dá título ao CD. São 16 faixas de ternura, lirismo e amor aos Blocos do Recife.

Quando terminamos as gravações, eu perguntei, certa manhã ao Romero se ele não gostaria de participar dessa faixa cantando acompanhado pelo Coral Feminino.  Ele recusou, de imediato, e de imediato eu insisti em que pelo menos ele declamasse o poema, a fim de perpetuar sua voz no disco.  Depois de muita resistência, o Poeta aceitou e o declamou, com a emoção à flor da pele, que sempre o fazia chorar (e Romero, nesse particular, era um emotivo incorrigível: chorava mesmo, como todos sabem!).

Pois aí vão, nos arquivos abaixo, a voz do imortal Poeta da Aurora e a sua música para o nosso Vitória-Régia e o seu querido bairro de Casa Forte.








Pouco antes de ter início o calvário que levou o nosso amigo Romero para uma nova dimensão, tive um último recado dele, quando anunciei pelo Facebook o fim do FStudio e que aqui reproduzo:

"sábado às 10:17 · Curtir (desfazer) · https://s-static.ak.facebook.com/rsrc.php/v1/yw/r/drP8vlvSl_8.gif 2
Romero Amorim Fred, já tô com saudade, irmão."

Eu também, Poeta.  Principalmente daqueles papos que batíamos todos os dias, praticamente, na "Sertanense"  ou no "Beco da Fome" da Rua Bulhões Marques, junto com Hamilton Florentino, Vila Nova, Américo do Bombardino e tanta gente boa que passava por ali na hora do almoço.

Fique em Paz, Poeta ! e continue inspirando com o seu lirismo os Blocos do Recife, "Esses Blocos" que você tanto amou !