domingo, 6 de março de 2011

CARNAVAL DE PERNAMBUCO É ASSIM


Carnaval, carnaval..de tantas lembranças, de tanta alegria que mal cabe numa vida só.
Desde criança vejo no carnaval a forma mais pura de manifestação desse estado de alegria que deveria permear a vida de todos.  Essa maneira quase infantil de ver o mundo, quando a gente pouco se interessa por horários (a não ser o da saída da troça, do bloco, da laursa preferida), nem por comida (a não ser quando o estômago quase colado nas costelas implora por um "sanduba", um "churrasco de gato"  feito numa grelha de marrom indeterminado, ou ainda um "cachorro quente" de porta de clube, daqueles em que o recheio pode conter papelão  ensopado em colorau, com uns pedaços de tomate verde e cebola ardida)...
Com a bebida, aí a coisa já rola mais solta: sempre tem um isopor salvador por perto dos brincantes.. Interessante como a cerveja quente nos persegue em qualquer rua do Recife nos dias de carnaval.  Mas num calor de mais de 40 graus dentro do Bloco, quem quer saber da temperatura? O termômetro alí funciona de forma invertida.  O carnaval, aliás, inverte tudo mesmo: o cara mais "nerd" do mundo faz besteira de metro, a menina mais recatada bota uma roupa de arrasar quarteirão e se pinta mais do que "as meninas" do meu tempo de adolescente e aceitam beijo até de quem nunca viu..

Depois? não tem depois.. tem saudade..

Saudade por mais 360 dias (se a gente computar somente os cinco dias 'oficiais' de folia, do sábado de zé-pereira à quarta de cinzas).. Sim, porque tem gente que gostaria também aqui de reverter a conta: 360 dias de carnaval pra 5 de trabalho.. Mas aí também já é demais, também, como dizem os "feras" !
E vamos pra rua que ninguém é de ferro.  No áudio aí em cima, um frevo de rua de minha autoria chamado "SEU BITA MAIS ELISA", em homenagem ao Mestre Beethoven e sua musa Elise: eu os imaginei nas ladeiras de Olinda, atrás de uma "mutreta" daquelas em que a tuba ronca e o trombone desafina, mas que o surdo e a caixa, a 160 batimentos por minuto, rasgam o frevo mais gostoso que Deus já botou no mundo !  É Pernambuco de verdade !!