terça-feira, 13 de setembro de 2011

A PERUCA

Os Tártaros, em 1968, num trabalho artístico muito bacana, da Rayama., uma fã da nova geração !
O Gordo Walter é mesmo uma figura.. Certa vez, num show de que participamos, na antiga FECIN, Cidade Universitária, o Walter escondeu a peruca de um travesti/cantor chamado Mendez, que fazia um sucesso danado imitando Ângela Maria e seu sucesso "Babalú"..
Artístico, mas hilário.  Pois bem: faltava coisa de cinco minutos para o Mendez entrar em cena, quando deu por falta do seu instrumento de metamorfose: uma longa e cacheada peruca castanha..
A gente embolava de rir vendo o Mendez que era baixinho e gordote, careca bola-de-bilhar, andando pra á e pra cá, de vestido prateado e sapatos de salto alto por dentro dos bastidores a urrar, possesso, com uma fala grossa de meter medo:  - Roubaram a minha peruca !  Eu mato !! Eu quero saber quem foi o filho da puta que roubou a minha peruca !!
E o Gordo, sério feito um sacristão, de braços pra trás, passeando lentamente, como quem não tinha nada a ver com o caso:  - Isso é um absurdo !  Coisa mais feia, tirar a peruca do cara.. essa turma.. sei não, viu ?
Ah, cara de pau !!
No sentido dos ponteiros do relógio, o
Gordo é o 4° Tártaro.. O primeiro é
Didi, irmão dele, que estava "na berlinda", coitado..
Até hoje, quando lembro essa história, ele nega dá um sorriso meio monalisa, escorrega uma desculpa de amarelo e disfarça:  - Nada, Magro, juro que não fui eu, juro...
No entanto, continua, safadão como sempre, a "botar rabo" (isto é, pendurar um rabo de pelo de coelho no cós das calças de qualquer cristão que ouse comparecer a um ensaio da sua banda de rock "Expresso 60", uma legítima sucessora dos Tártaros.)  O "inocente" fica desfilando pela sala com o rabo de coelho pendurado e o resto da turma só curtindo..  
Por Deus do Céu, Gordo, um dia desses você confessa !.. Tem medo não, cara.. O pobre do Mendez, aliás, já passou pro andar de cima e, gente fina que era, já deve ter lhe perdoado.. Coitado.. Em vida, nunca chegou a descobrir que foi o "ladrão" da sua peruca ...


(do livro de crônicas "Tártaros, os Seis do Recife")