sábado, 28 de maio de 2011

WESTON, FL - 14TH JULY 1998 - TEM FREVO DESFILANDO !

Jamais poderia imaginar, anos atrás, como seria comunicar-me com gente do planeta inteiro.

Quando a Internet surgiu, em sua fase experimental, era restrita a Universidades e Órgãos federais pelo mundo afora. Tive o privilégio, através do meu filho, então concluinte do Curso de Ciência da Computação, de entrar no seleto grupo dos internautas pioneiros aqui em Pernambuco.

Como Diretor do Museu do Frevo Levino Ferreira entre os anos de 1995 e 1999, mantive na Rede a primeira webpage voltada para a música pernambucana, em especial para o frevo, a contar com recursos áudio-visuais e texto.

A página do Museu do Frevo permaneceu por esses anos levando nosso ritmo pelo mundo. Um dos motivos do meu orgulho quanto a isso foi receber de um professor de artes, indiano de Nova Delhi, pedido de vídeos sobre o frevo.


Outro foi haver colaborado para a difusão do frevo nos EEUU (Florida e Pennsylvania), através da prestação de suporte cultural a duas amigas residentes naqueles estados americanos.

Enviei, por cortesia da Transbrasil, 11 sombrinhas de frevo e cds com os nossos melhores frevos de rua, para serem tocados no desfile. E não foi um desfile qualquer !

O Frevo foi  apresentado, ineditamente, justo na mais famosa festa cívica americana: o desfile do 4 de Julho, o Independence Day americano. Na Pennsylvania, o desfile aconteceu no Carnaval Latino, em Novembro.

Infelizmente, ninguém da mídia brasileira noticiou ou comentou esse fato cultural importante, o que faço agora, quase 13 anos depois, voltando a agradecer à minha amiga Dulce Tavares, dirigente da "Estilo Brasil", em Weston e do centro Cultural Brasil/Estados Unidos, em Miami.

Nas fotos, o folder comemorativo que dispensa comentários..