domingo, 17 de julho de 2011

TATIANA, O FREVO

Minha filha Tatiana se parece comigo em quase tudo.. Na beleza ela está a anos-luz de distância (à frente, claro !). Um dia, querendo homenageá-la (não sei se consegui) escrevi pra ela um frevo-de-rua (instrumental) e logo que tive a oportunidade, quando fui convidado a participar  de uma coletânea do Cemcape-Centro da Música Carnavalesca de Pernambuco, prontamente encomendei o arranjo do mesmo ao Maestro Duda.

A gravação, feita no estúdio Estação do Som, esteve a cargo da Orquestra de Duda, com solo do famoso Mestre Bandolinista Marco César, um dos maiores instrumentistas do bandolim brasileiro.  Orquestra afinadíssima, solo perfeito, a música para a minha Musa Tatiana vem agradando -graças a Deus- a muita gente que conhece da matéria.

Fiz essa música pensando em gravá-la um dia com uma balalaika, já que o nome de minha filha é um popular nome de origem russa (para equilibrar a balança aqui de casa que tem dois Fred (nomes de origem anglo-americana) uma Edla (de origem alemã) e Enrico (de origem italiana), hehe..

Como o instrumento mais parecido com uma balalaika aqui no Brasil é o bandolim, o Professor Marco César traduziu em colcheias e semicolcheias a minha intenção.   E como o fez !  Ouçam a gravação original, que consta do CD "O tema é Frevo-Pesquisa" fev/mar-1998, faixa 16, produção CEMCAPE, direção musical e arranjos MAESTRO DUDA.