domingo, 17 de julho de 2011

TATIANA, O FREVO

Minha filha Tatiana se parece comigo em quase tudo.. Na beleza ela está a anos-luz de distância (à frente, claro !). Um dia, querendo homenageá-la (não sei se consegui) escrevi pra ela um frevo-de-rua (instrumental) e logo que tive a oportunidade, quando fui convidado a participar  de uma coletânea do Cemcape-Centro da Música Carnavalesca de Pernambuco, prontamente encomendei o arranjo do mesmo ao Maestro Duda.

A gravação, feita no estúdio Estação do Som, esteve a cargo da Orquestra de Duda, com solo do famoso Mestre Bandolinista Marco César, um dos maiores instrumentistas do bandolim brasileiro.  Orquestra afinadíssima, solo perfeito, a música para a minha Musa Tatiana vem agradando -graças a Deus- a muita gente que conhece da matéria.

Fiz essa música pensando em gravá-la um dia com uma balalaika, já que o nome de minha filha é um popular nome de origem russa (para equilibrar a balança aqui de casa que tem dois Fred (nomes de origem anglo-americana) uma Edla (de origem alemã) e Enrico (de origem italiana), hehe..

Como o instrumento mais parecido com uma balalaika aqui no Brasil é o bandolim, o Professor Marco César traduziu em colcheias e semicolcheias a minha intenção.   E como o fez !  Ouçam a gravação original, que consta do CD "O tema é Frevo-Pesquisa" fev/mar-1998, faixa 16, produção CEMCAPE, direção musical e arranjos MAESTRO DUDA.

7 comentários:

  1. MUITO GOSTOSO, FREVO É UM GÊNERO DE UMA ALEGRIA CONTAGIANTE E ESTÁ MUITÍSSIMO BEM TOCADO

    ABRAÇOS
    M JORGE

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Mestre MaJor pelo comentário.. Seu Glossário do Jazz é realmente uma bíblia para os amantes da boa música.. Grande presente que estou consultando com frequência.. A Orquestra de Duda é realmente brilhante e o solo de bandolim do Marco César foi perfeito.. Gosto muito disso tudo !
    Abração !

    ResponderExcluir
  3. Olá Fred! Aproveitando que estou de férias e já com o pé na estrada, quero deixar aqui o meu comentário, antes que o sinal do wi fi se perca entre as montanhas. Antes de partir, quis dar uma checada no e-mail e obviamente eu li os seus e vim até aqui para checar esse belíssimo frevo que você fez. Não poderia sair melhor... Arranjos impecáveis, instrumentistas de primeira... maravilha! E sabe porque essa sua música ficou assim tão boa? Porque você fez com amor e a dedicação de um pai compositor.
    Gostei muito da música. Já baixei e vou ouvindo ela pela estrada a fora ;)
    um grande abraço e até agosto!

    ResponderExcluir
  4. Um comentário assim, partido de um expoente na divulgação da boa música brasileira e internacional, blogueiro de primeiríssima linha como vc, Augusto, deixa qualquer um imensamente feliz..Muito obrigado por estas linhas e pela sua amizade.. Excelentes férias pra vc.. E volte em breve para o Toque Musical, essa fonte de prazer dos audiófilos do mundo todo...

    ResponderExcluir
  5. Me lembro que quando cheguei em casa da faculdade, papai estava no home studio e disse que tinha um presente: me entregou uma partitura com uma dedicatória simples, que até hoje eu guardo com todo amor do mundo! Que melhor presente pode receber uma filha??? Sinceramente, eu não sei!:)Obrigada, pai, por essa jóia tão linda! Amo você!:)

    ResponderExcluir
  6. E eu também lhe amo, Pretinha.. Um dia ainda faço outra música que esteja à sua altura.. quem sabe um noturno ou uma pequena serenata para violoncello? O tempo dirá.. Santa Cecília me inspire..

    ResponderExcluir