O autor, ladeado pela filha e esposa, com os flabelos dos dois Blocos que fundou com a família: Cinema Mudo e Vitória-Régia |
Eu havia composto meses antes um frevo-de-bloco com essa intenção mas precisa sondar a turma toda pra ver se topavam a empreitada, que não é fácil.
Só gravei oficialmente esta música quando o Bloco completou 10 anos, ou seja em fins de 2008. É que o compositor Getúlio Cavalcanti solicitou uma parceria, para compor uma melodia para a minha letra.
Aceitei e durante 7 anos em que desfiliamos nas ruas de Casa Forte, o Bloco cantou essa versão, que ficou bem mais conhecida, em virtude do longo tempo de exposição.
Mas, por questão de respeito e amor à história do Bloco, gravei a versão original com melodia e letra de minha autoria. Não é o primeiro caso, na história da música brasileira, de termos uma letra de música cantada com duas melodias diferentes, nem será a última.
A letra vai aqui transcrita e as gravações logo abaixo.
Por favor, entendam que esta divulgação não tem o caráter de comparar o que é incomparável.
São dois trabalhos de criação diferentes e completamente diversos, cada melodia com o clima que o compositor (eu e Getúlio, respectivamente) imprimiu à obra, com o seu próprio sentimento.
HINO DO BLOCO FLOR DA VITÓRIA -RÉGIA
(Letra e música de Fred Monteiro)
Escuta, Casa Forte! Teu Bloco vai sair
E a Flor da Vitória-Régia
Outra vez na Praça vai se abrir
Viemos para cantar glórias e tradições
De um bairro secular
À luz dos seus eternos lampiões
Relembra, Casa Forte
O Engenho de Anna Paes
As lindas sinhazinhas
Correndo em seus quintais
E à luz do sol poente
Ao som das cigarras daqui
Saudamos José Mariano
E a Liberdade que ele fez surgir
********
FLOR DA VITÓRIA-RÉGIA
(Música: Getúlio Cavalcanti / Letra: Fred Monteiro)
*********