sexta-feira, 9 de setembro de 2011

008 - UM DETETIVE BEM NORDESTINO !

O detetive 008 em seu escritório, detetivando..
Hugo Martins é um cara de sete instrumentos.. ou setenta, sei lá !  Grande figura humana, paraibano de Rio Tinto, pernambucano de coração e atuação..Já foi até jogador do Íbis, seu time de futebol (?) até hoje..Conheço Hugo há quase 20 anos e nunca o vejo triste ou cansado.  É uma atividade constante.  A seu pedido, dirigi por 5 anos o Museu do Frevo Levino Ferreira, braço do CEMCAPE, Centro da Música Carnavalesca de Pernambuco, por ele fundado, e que tem sede na Casa da Cultura, 3° andar, Raio Oeste.
Desde então, temos trabalhado em conjunto e quase todo dia ele bate ponto no meu estúdio de gravação, sempre com mil idéias novas para desenvolver.

Um puxavante de orelhas na Secretária,
Otávia Xoxogina (Edy Anselmo)
Temos produzido ultimamente, dois discos, ou no mínimo um, por ano, para o CEMCAPE.  Quando os discos ficam prontos, lá vai Hugo em busca de verba para os do ano seguinte.  E nesses discos, o que se ouve?  Frevo, muito frevo, mesmo.. De bloco, de rua, canção.. Que ele divulga nos seus programas de frevo, pela Rádio Universitária (AM e FM) todos os fins de semana, há décadas, nos programas "O Tema é Frevo", do sábado e do domingo.  Mas Hugo tem muitas outras coisas pra lhe ocupar um dia de 36 ou 48 horas.  Música erudita, Música de cinema, Música tradicional brasileira e internacional (Programa Evocação) e mais outro gênero musical quase esquecido: a música das Bandas de Música.. 

Mané do Abano (Hamilton Florentino)
espantado com tanta detetivação

Hugo é há mais de quarenta anos, o responsável pela Sonoplastia do maior espetáculo teatral do Brasil, o Drama da Paixão, da Semana Santa, em Nova Jerusalém, realização do saudoso Plínio Pacheco. Não é só um sonoplasta.  Hugo é um compositor (e dos bons) da trilha sonora do espetáculo, que é inspirada na trilha do filme " O Rei dos Reis", composta por Miklós Rózsa, de quem é fã incondicional.

Como compositor, Hugo é autor de dezenas de frevos marchas e dobrados. Tive a oportunidade de gravar alguns deles no meu estúdio.  Uma das suas façanhas musicais é a composição do gênero criado por ele, o "frevo-fantasia", uma espécie de junção de frases da sua autoria com frases de obras clássicas dos mais diversos compositores eruditos ou da música do cinema, com resultados simplesmente fantásticos.

Até na foto ele aparece de costas, de tão secreto que é
Não bastasse tanta atividade diária, Hugo pontifica como autor e ator em perto de uma dezena de filmes hilários, quase todos com um personagem da sua criação chamado 008.  Esse detetive, que nada tem de 007 (aquele cara que já ficou chato de tanto matar gente nas telas e aparece desde os letreiros já de revolver em punho, matando Deus e o mundo);  008 é um detetive mais pacato, completamente maluco, aloprado mesmo.  
Participei da série várias vezes, ora filmando e editando, ora atuando, ora como autor de um dos episódios, o quarto da série.
Aniceto Pinguela, seu Auxiliar e a confusão instalada

Prometo para breve mais alguma coisa com esse paraibano/pernambucano genial.. Tenho gravada um longo depoimento em video digital em que Hugo discorre sobre sua vida artística super produtiva e de grande valor para a história da nossa cultura.

Hugo Martins é, no final de contas, um patrimônio de todos nós.. Para mim, é um orgulho tê-lo entre os meus grandes amigos !