sexta-feira, 28 de setembro de 2012

RECIFE DOS MIL CARNAVAIS



Há inúmeros carnavais no Carnaval do Recife.

Se você gosta de frevo, as opções são muitas: frevo de bloco, nas dezenas de blocos carnavalescos com suas fantasias caprichadas e caprichosas, seus corais femininos entoando poesia musicada, vinda direto da fonte mais pura dos nossos compositores.

A emoção à flor da pele, saindo do coração direto para a garganta muitas vezes rouca de tanto cantar. 
Já nas centenas de troças e orquestras de rua, o caminho da emoção é diverso. 

Do coração para os pés e pernas frenéticos, de tanto executar malabarismos coreográficos, movidos ao som dos instrumentos de metal e percussão, num ritmo diabolicamente gostoso de ouvir e de pular, de todas as maneiras possíveis, uma dança única e uma música contagiante.

Há os que prefiram a cadência do bumba-meu-boi, com seus taróis e bombos marcando a dança do boi e dos vaqueiros, das catirinas e dos mateus eternizando o mito e atravessando gerações ao contar a lenda da ressurreição do boi. E até aqui o Recife oferece opção aos brincantes. 

Se você prefere forró às loas ou batuques tradicionais, nada melhor que brincar no Boi da Macuca, que lhe transporta do Carnaval ao São João num arrastar de chinela, num tilintar de triângulo, num roncar de fole ou na melodia dos pifes de taboca.

Dos pifes de taboca ás flautas de metal dos caboclinhos, é um pulo..
Não, um pulo não.. É uma dança cadenciada, de passos firmes e graciosos, marcados pelas marchas e perrés, em meio à evolução de corpos suados misturados às penas multicoloridas, com um fundo musical inédito de flautas, caixas, bombos e arcos e flexas de madeira, as preacas.

Enfim, esse é o nosso tesouro cultural que se perpetua a cada Carnaval nos muitos carnavais do Recife. Vamos curti-los, amá-los e preservá-los, sempre...