quinta-feira, 16 de junho de 2011

DUDA: A MARCA DO GÊNIO


Há pessoas que se eternizam em vida..    
São as pessoas diferentes dos comuns mortais, pelo talento com que nascem e  que desenvolvem mais e mais, a cada dia na Vida, no Esporte, na Literatura, na Política, na Ciência, na Música.  
Esses me interessam de perto.. Músico esforçado, curioso, ousado nos projetos,  sempre admirei profundamente os grandes talentos musicais  de Pernambuco, procurando aproximar-me deles e aprender, observando a sua genialidade, tentando melhorar a minha curta bagagem musical.  Há alguns desses grandes talentos musicais brasileiros aqui em Pernambuco.   Este nosso Estado é um grande celeiro de gênios musicais da raça brasileira. São verdadeiros Alquimistas, que transformam instantaneamente em sucessos as canções que compõem, arranjam ou executam.  Eu tinha um projeto, que era mais um desejo, meio difícil de realizar, como tudo o que se refere à Arte pernambucana.  Uma série de documentários em vídeo com os "bambas do Frevo".  Não queria comercializá-los... Apenas preservar a memória do nosso povo tão bem aquinhoado, nesse particular. Não consegui o apoio mínimo que imaginava, mas não fico triste por isso.   Simplemente,  passo a divulgar como posso, através deste Blog,  os meus amigos geniais..  São poucos, porque sou exigente.  Não quero errar simplesmente por mostrar quantidade, abstraindo o principal, nesse tema: a genialidade pura e simples. Aqui vai o primeiro, e que considero, ao lado de Nelson Ferreira, Raul Moraes, Capiba, Lourival Oliveira, Zumba e Levino Ferreira, que já se foram, um dos criadores do nosso Frevo:  O Maestro Duda.  José Ursicino da SIlva, nascido em Goiana, Zona da Mata de Pernambuco, em 23 de dezembro de 1935.  Compositor de todos os gêneros, de todos os ritmos, de todas as épocas,  deixando sempre em sua obra a marca que o distingue dos comuns: a marca do Gênio.  Não vou dissertar sobre a vida e a obra de Duda.  Outros mais competentes já o fizeram.  Ele próprio, na sua humildade e simplicidade de homem realizado,consciente da grandeza do seu trabalho, prestou-me um depoimento curto sobre o que pensa da sua vida e da sua Arte.  Simples, direto, talentoso !   No vídeo, vocês verão uma síntese do que é Duda e sua obra.  






Verão, finalmente,  um pouco das homenagens a ele prestadas esse ano (o ano do Carnaval Maestro Duda), com o próprio Maestro regendo uma Superorquestra com mais de 100 músicos no encerramento do Carnaval do Recife 2011.  Além disso, temos a participação da Orquestra de Frevos do Conservatório Pernambucano de Música, formada por alunos e professores do Conservatório, regidos pelo Prof. Nino Celestino e denominada Orquestra Maestro Duda,  tocando os seus arranjos na obra erudita de dois dos quase 10 compositores cuja obra foi por ele revisitada. Mais vídeos com obras de outros compositores arranjados por Duda, você encontra aqui:  http://www.youtube.com/user/passarogomes