sexta-feira, 1 de julho de 2011

LENÇÓIS MARANHENSES - PARAíSO BRANCO


Marcas dos nossos pés nas areias dos Lençóis
Cenário de deserto.  Dunas imensas, milhares delas em meio a um areal branco, a perder de vista. Uma ou outra palmeira quebra a monocromia da paisagem.  Mas, de repente, uma lagoa azul; mais adiante, outra verde claro e um pouco mais à frente, mais uma, desta vez cor de esmeralda, quase inconcebível no meio de tanta brancura.






Lagoa esmeralda nos Lençóis




A brisa forte e constante, ameniza o calor do sol escaldante e da areia quente sob os pés descalços.   E seguimos, nômades de espírito, tuaregs voluntários, no esforço de subir e descer tanta duna, mas usufruindo do prazer de sermos livres naquele espaço sagrado e quase intocado.



Beco da Catarina Mina - S.Luís






A viagem a este paraíso começou em São Luís do Maranhão, de tantas tradições, azulejos e casario original : restos europeus, nesse pedaço pré-amazônico do Brasil.  Marcas de Portugal, França e África, amalgamadas no sotaque nordestino de ser e de viver.



De São Luís a Santo Amaro, não são dois altares e um corredor… Não !  É muita estrada (de asfalto e de muita areia em meio ao capoeiral) até cruzarmos um braço de rio e aportarmos na Pousada Águas Belas, um lugar de paz e simplicidade à beira do rio.


Um jipão no meio da travessia







Dali começamos, num jipão 4 x 4, nossas incursões pelas dunas e lagoas.  Um deslumbramento só e centenas de fotos para eternizar esses momentos incríveis. E seguimos para Barreirinhas, no outro extremo do Parque Nacional.  Outras visões incríveis do lugar..  a beleza selvagem dos passeios pelo Rio Preguiças é imperdível.







Comunidades de descendência indígena ou quilombola, lidando com suas memórias ancestrais, materializadas no artesanato da palha do buriti e nas casas de farinha.  Pequenas vilas, alheias ao burburinho do mundo e do tempo. Atins,  Caburé, Mandacarú, Vassouras...Uma vida repetida por décadas a fio, como se os séculos estivessem congelados nesse isolamento compulsório em meio a areia e água, areia e palmeiras, areia e luz, areia e trevas.... areia e areia e areia e areia......

Vila de Mandacaru  - (coresia L.Shimabukuru)

Estar na rede ... não tem preço ! - Lá nos Lençois e rede é essa !
Tambor de crioula - S.Luís




Azulejos de Alcântara-(cort. L.S.)