quarta-feira, 15 de junho de 2011

MAIS FORTES SÃO OS PODERES DO RIO!

A Natureza sempre me surpreende..   Ultimamente temos tido muitas razões para acreditar que o planeta é realmente um ser vivo, como apregoam os ecologistas.   Como um organismo doente, a Terra reage, contorcendo-se em terremotos, tsunamis, tempestades, furacões e erupções vulcànicas numa frequência pra lá de incomum.    É lógico que seja assim, pois estamos cada dia mais provocando esses acontecimentos. Sempre existiram, é certo, mas creio que nós, como hóspedes recentes nessa casa espacial, estamos perturbando o seu equilíbrio de todas as formas.   Porém, como uma mãe que apenas repreende os filhos e nunca deixa de amá-los e de prover o seu sustento, a Natureza se recompõe dos maus tratos que lhe infligimos e continua a nos matar a fome e a sede.

Dia 13 passado,  atravessava a Ponte Velha quando, já próximo ao Cais José Mariano, deparei-me com um pescador que lançava sua tarrafa ao rio.  Diminui o passo e tive o prazer de vê-lo puxar a rede e abrir um sorriso de alegria ao tirar dela um belo camurim (robalo, para os sulistas) de cerca de 3 kgs.   Imediatamente procurei conversar com ele.  Chama-se João Batista, e eu já o tinha  visto  pescando naquele local.  Convenci-o a dizer alguma coisa sobre a pescaria no que ele, mesmo meio envergonhado, consentiu.  Por uma incrível coincidência ,  estava com minha câmera portátil e ali mesmo gravei tudo.. Tive muita sorte, porque tão logo ele terminou seu depoimento, um transeunte comprou o peixe e o levou. Eu tinha gravado fazia uns dias algumas cenas nas Ruas da Imperatriz e Sete de Setembro, bem como "takes" do caótico trânsito recifense.
Aproveitei-as para montar esse pequeno clipe, que ornamentei com uma bela trilha sonora, uma toada chamada "Caminhos de Vidro",  composta e interpretada por minha filha Tatiana Monteiro,  gravada no F Studio, há uns dois anos atrás. Coube como uma luva.  Fiquei feliz com o resultado e divido com vocês essas indagações  sobre o nosso sofrido, mas sempre belo Recife...