terça-feira, 26 de abril de 2011

IRRACIONAIS, MAS NEM TANTO (MEUS AMIGOS ANIMAIS)

maria-farinha (bitingui-al)

Tenho pra mim que os animais, por serem irracionais, são mais fotogênicos que os humanos. Não posam, não fazem nada a não ser serem eles mesmos. 

Se por acaso são flagrados em uma atitude qualquer, é porque isso é da sua natureza. Não podemos querer -nem jamais vamos ter- um sorriso de um animal, muito menos uma atitude de vaidade, um olhar provocante, ou coisa que o valha..  



jabuti (pantanal sul)



garça (florianópolis-sc)


onça pintada (foz do iguaçu-pr)
urubu (bonito-ms)

Isso eles deixam para os humanos que, quando gostam de ser fotografados - e praticamente todos gostamos - exageram nos cuidados para "sair bem na foto" (e viva a tecnologia digital que ajuda aos fotógrafos de todas as categorias possíveis, do mais ingênuo amador ao mais sofisticado profissional, a economizar uma barbaridade em filmes, papéis e produtos químicos, buscando "aquela" pose definitiva e aprovada pelo sujeito fotografado)..

Compete a nós humanos fotógrafos, portanto, conseguir flagrar aquilo que consideramos uma "pose animal" digna de ser mostrada, copiada e divulgada.

tucano do bico verde (foz do iguaçu-pr)
Essas minhas, por exemplo, de um amador esforçado, jamais figurariam numa revista especializada, tenho certeza.  Mas, como gosto muito desses companheiros de jornada terrena, é o que eu tenho conseguido fazer para guardá-los na minha memória.  
ararajuba (foz do iguaçu-pr)

Um comentário: