quarta-feira, 2 de novembro de 2011

PANTANAL SUL - AQUIDAUANA


Quando estivemos no Mato Grosso do Sul, em setembro do ano passado, além de curtir Bonito, e arredores, fizemos questão de visitar o Pantanal Sul.  Já conhecíamos o Pantanal do Mato Grosso, na região de Poconé e Transpantaneira, quando visitamos Cuiabá e Chapada dos Guimarães.

O Pantanal Sul é bem diferente.  



A região, mais explorada, tem fazendas imensas, com criação extensiva de gado e outras que hoje se dedicam também ao turismo rural e ecológico.
O Pantanal Norte, mais selvagem e preservado, caracteriza-se - a meu ver - pela sua fauna mais diversificada, em especial quanto às aves. 
De Bonito, você pode atingir a região pantaneira por várias entradas.  Uma delas é Aquidauana.  Nesse município há vários Hotéis-Fazenda, em plena atividade, mas reservando também espaço para receber turistas interessados em viver o dia a dia dos pantaneiros.



Ficamos numa dessas fazendas, a Santa Inês, onde fomos muito bem recebidos e igualmente bem tratados.
Atividade por lá não faltou.  Focagem noturna de animais, safaris fotográficos, cavalgadas e caminhadas à vontade.  Tudo regado a muito tereré, mate bem gelado, tomado de bomba e guampa, um chifre especialmente preparado para servir de "caneca" para essa bebida tão gostosa e estimulante.






Boas fotos e vídeos, foram o resultado dessa experiência fantástica de conhecer mais um pedaço desse Brasil maravilhoso, que a cada dia ainda nos surpreende.



Um comentário: