quarta-feira, 20 de março de 2013

NOTÍCIAS DO JALAPÃO - 3

capim dourado, riqueza em artesanato
No penúltimo dia no Camp Korubo, abdicamos do passeio à trilha do Mirante e nos dedicamos a caminhar pelos arredores, tomar banho de rio e jogar conversa fora debaixo de uma providencial palhoça na prainha, tomando uma cervejinha bem gelada para espantar o calor intenso da manhã. À tarde, mais uma atividade no rio: descer a correnteza com coletes salva-vida, desde um trecho mais para trás, cerca de 500 metros até a prainha, pelo meio do rio, livrando pedras na margem e vencendo a correnteza, no final a nado, isso umas boas três ou quatro vezes, qual curumins aproveitando a vida da aldeia.  Noite chegada, depois do jantar, a tradicional fogueira, numa clareira próxima, para conversar e ouvir os "causos" do nosso guia Mauro, conhecedor emérito do lugar, com suas histórias de onças e lobos-guarás, aventuras e assombrações.
Palácio Araguaia
Dia seguinte, a volta à civilização, infelizmente...  No caminho, uma das grandes atrações nos esperava: a Cachoeira da Velha e mais um último banho no Rio Novo, antes que este se lançasse sobre as pedras formando o belo complexo de cascatas em forma de ferradura, caindo poderosamente de uma altura de 20 metros, como se fosse uma mini Foz do Iguaçu, com direito a "garganta do diabo" e tudo. Mais um espetáculo da natureza pródiga do Tocantins. Confiram no vídeo, abaixo.


Uma vez em Palmas, aproveitamos a manhã seguinte para conhecer a cidade, a mais nova capital de Estado do Brasil, construída há pouco mais de 20 anos, com uma população de 200 mil habitantes de todos os estados brasileiros.  Planejada nos moldes de Brasília, com largas avenidas e setores específicos e independentes e banhada pelo imenso rio Tocantins, a cidade tem tudo para ser um polo de desenvolvimento importante naquela região. 

No Jalapão, deixei minha marca, a assinatura do caminhante, 
trazendo na mala bastante saudade, como disse o Poeta

5 comentários:

  1. Amigo Fred, nao canso de me maravilhar com sua aventura no Jalapao! Que lugar lindo, bucólico, cheio de cor e luz!
    Foi uma surpresa pra mim constatar que a cidade de Palmas e tao moderna e desenvolvida. Pensava que era uma cidade atrasada, no meio do mato, e nao essa metrópole, ate mesmo com ares futuristas!
    Gostei muito do Palácio do Araguaia e do monumento ao atentado em Copacabana!
    Parabens, mais uma vez, por essa incrível aventura!
    Abraço fraterno,
    Ligia


    ResponderExcluir
  2. Ai que vontade de conhecer essa maravilha!
    Lindo!BJS RUTINHA

    ResponderExcluir
  3. Esse Brasil é mesmo surpreendente. Fred, vc é um desbravador.
    Como é que um pé tão pequeno corre tantas léguas?
    Abraços,

    ResponderExcluir
  4. Zezinho, veja que coincidência. Meu pé é 43. E há 43 anos que eu acampo pelo Brasil afora. Ultimamente muito pouco, devido às distâncias dos poucos estados que não botei esse pezão, hahaha (Amapá, Roraima, Rondônia e Acre) Nos três primeiros, vou ter que pedir licença ao Ibama e à Funai (bom..e às onças também, né?), hahaaha Abração e vamos às caminhadas !

    ResponderExcluir
  5. 43 não é pequeno, foi impressão minha devido à foto. De fato um é deste tamanho nos chãos de AP, RR e RO deve fazer um estrago em algumas espécies de insetos a cada pisada.
    Abraços!

    ResponderExcluir