terça-feira, 12 de março de 2013

NOTÍCIAS DO JALAPÃO 1 - O VÍDEO

Araras livres no cerrado (foto de Fred Monteiro)
Postei ontem, com esse mesmo título e umas fotos,alguma coisa sobre a nossa viagem ao Jalapão, lugar maravilhoso, em que a Natureza encontra-se ainda quase virgem.  De difícil acesso, e por isso mesmo, pouco conhecido, o Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins, é um destino turístico/ecológico cobiçado pelos que amam a Natureza e os seus encantos.

Palavras e fotos são, muitas vezes, insuficientes para descrever o prazer de estar ali.  Por isso, tomei o cuidado de -como sempre faço, há mais de 43 anos- filmar em vídeo todo o passeio.

Primeiro, para jamais esquece-lo, como nunca esqueci todos os que fiz até hoje.  Depois, para dividi-lo com os que não têm a oportunidade ou o hábito de acampar em lugares menos confortáveis mas de muita beleza.

Agora, com essas imagens, deixo um conselho: nunca é tarde para voltarmos às origens.  Quando um dia decidirem (e nunca é tarde para começar) enfrentar uma viagem assim, garanto que não se arrependerão.  A Paz e a beleza desses campos, rios e serras lhes recompensarão todo o sacrifício !



6 comentários:

  1. Fred, fantástico, incrível, maravilhoso!!! As imagens fizeram vir à tona, da memória, sons e cheiros dessa experiência! Parabéns e muito obrigado!

    Augusto Gusmao

    ResponderExcluir
  2. Eu é que agradeço seu comentário, Augusto.. Vem mais por aí, pode aguardar.. Estou aqui começando a redigir os próximos posts.. no mesmo formato desse primeiro capítulo, vão seguir primeiro umas fotos com texto e depois um vídeo. Essa experiência não pode ser esquecida jamais e nossa Turma do Desapego menos ainda, hahahaha Foram dias maravilhosos mesmo !
    A propósito.. vc tem o email do Mauro e do pessoal de apoio ?

    ResponderExcluir
  3. Fred, não há como não desfrutar também tanta beleza, com a sua narração impecável. Bate aquela invejazinha branca, inveja do bem, desejo de estar aí, ao vivo, amasiada, sem qualquer preconceito, com a mãe natureza.
    Vá enviando tudo, que eu vou seguindo vocês, encantada...
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Fred, suas narrativas são sempre fabulosas....
    Nessa, deu pra sentir o cheiro do mato !
    Grande ( e saudoso ) abraço. Denys

    ResponderExcluir
  5. Amigo Fred, que passeio maravilhoso! Quantas imagens enternecedoras e poéticas!
    Pura inspiracao pra todos nos!
    Que Deus lhes conceda muita saude e vitalidade para que desfrutem sempre dessas experiências tão enriquecedoras!

    PS- a trilha musical e a sua narração sao um show a parte.

    ResponderExcluir
  6. Zulma, Dennys e Lígia: eu fico feliz por vocês terem gostado. E é um prazer enorme dividir essas experiências com meus amigos e amigas através desse blog e dos bons papos pessoais ou virtuais pela vida afora. Um abração pra todos e obrigado pelos comentários !

    ResponderExcluir