terça-feira, 26 de abril de 2011

FLOR DA VITÓRIA-RÉGIA, UM BLOCO, UMA SAUDADE




Um dos melhores momentos da minha vida foi o dia em que nossa família decidiu fundar um Bloco Lírico para sairmos no carnaval de Casa Forte.  Para quem não sabe, Blocos Líricos são aqueles que vão às ruas do Recife cantando marchas-de-bloco, também chamadas de frevos-de-bloco, que têm uma letras bem elaboradas, cantadas por Coral feminino.







Moças e senhoras com lindas fantasias são acompanhadas por uma Orquestra chamada de "pau-e-corda", porque é formada por violões, cavaquinhos, bandolins e violinos, que dão sustentação a instrumentos leves de sopro como flautas, saxofones e clarinetes..









Por outro lado, a Praça de Casa Forte, com suas vitórias-régias, foi o cenário da minha infância e adolescência.  Nos jardins projetados pelo Mestre Burle Marx brinquei quando criança, fiz serenatas quando adolescente, passeei com meus filhos pequenos, e hoje é pista para minhas reflexões, caminhadas e corridas vespertinas.





Nesse cenário bucólico, o Bloco nasceu (em setembro de 1998) vingou, cresceu e sete carnavais depois foi fazer parte da História dos Blocos e do Carnaval do Recife.  Costumo dizer que o Bloco Flor da Vitória Régia não feneceu, não acabou, não foi extinto.  Ele vive nos corações dos que o sonharam, dos que o fundaram, dos que se divertiram em seus cordões, cantaram em seu Coral, tocaram na sua afinadíssima Orquestra.  E viverá para sempre na nossa memória, por tudo o que representou para nós e para todos que dele participaram.

Relembrem, participem e matem a saudade dos nossos desfiles pela Praça de Casa Forte e da nossa homenagem a José Mariano, no histórico bairro do Poço da Panela.  O Flor da Vitória Régia agradece de coração a todas as queridas pastorinhas e músicos que fizeram juntos conosco os melhores Carnavais da nossa vida !

Aqui o link do vídeo:  http://www.youtube.com/watch?v=_KVR5nzLfk0

As fotos deste post são de autoria do conhecido fotógrafo dos blocos do Recife: EUDICE

4 comentários:

  1. Saudade boa! Só vira saudade as coisas que nos deram alegria, né?!

    ResponderExcluir
  2. É bom conhecer a história de um bloco tão bonito. Essa flor vai morar pra sempre nos nossos corações!

    Abraço cordial.

    ResponderExcluir
  3. Fiz parte com muito orgulho da linda orquestra deste bloco e por esta razão me apaixonei pelos blocos líricos e até hoje continuo tocando nos carnavais na orquestra do meu querido Bloco Eu Quero Mais.

    ResponderExcluir