quinta-feira, 6 de junho de 2013

PACIÊNCIA É O SEGREDO - PÁSSAROS

Guriatã
Tenho um fascínio muito grande pelos pássaros.
Nunca de vê-los enjaulados para meu deleite.
Mas de sabê-los livres, voando e cantando, felizes.
Não me importa sua beleza, se bem que isso, acho eu, é uma constante na espécie.
Muitos animais foram agraciados pelo Criador ou, se quiserem, pela Natureza, com formas e cores especiais.
Mas, para mim, os pássaros, no reino animal, como as flores, no reino vegetal, são campeões de beleza e de cor.

Carcará
Uma das minhas alegrias é, diariamente, chegar à varanda ou à janela do meu apartamento, sempre com uma câmera pronta por perto. para observá-los e ouví-los cantar.
E eu tenho tido muita sorte. Comumente sou saudado por bem-te-vis, sabiás, sibitos.  Mas, vez por outra aparecem aqui pelo Poço da Panela outros habitantes provisórios dos galhos de uma azeitoneira bem em frente à minha janela. Uma variedade enorme, que eu jamais desconfiava existir no Recife poluído e barulhento de hoje. Já fotografei sanhaçus, maracanãs, gaviões, guriatãs, freis-vicentes, rolinhas, e ultimamente recebi a visita de um pica-pau.

Pica-pau carijó
De uma espécie que eu nunca tinha visto, bem diferente dos naturais dos cerrados, onde são comuns na Chapada dos Guimarães, na Chapada Diamantina, no Panatanal matogrossense... Quando eu tenho dúvida em classificá-los recorro a um grande especialista no tema, meu amigo Professor Galileu Coelho. Ele, pacientemente, me esclarece e me "passa a ficha" do indivíduo emplumado.
Espero melhorar a qualidade das minhas fotos, já que os "modelos" são bastante ariscos e desconfiados, adquirindo uma câmera com uma objetiva de melhor alcance e definição, já que a minha é bem precária para tanto e pretendo me dedicar melhor a  fotografar meus amigos alados.

Sanhaçu
Pois saibam que nesta Freguesia do Poço da Panela, outrora povoação suburbana do Recife, esses pequenos prazeres ainda são uma constante. E quem deles não usufruir, por certo estará perdendo ótimos momentos de alegria e contemplação.

3 comentários:

  1. Fred: eu também amo os pássaros e invejo você pelas oportunidades que tem de vê-los e fotografá-los (vai fazendo assim mesmo, enquanto não compra a sua "objetiva", que já está bom demais), vez que moro numa avenida "amaldiçoada" pelo barulho de carros, ônibus, motos e demais modernidades barulhentas e poluentes. Aqueles pardais cagões não têm nem aonde beber água. Ponho vasilhas no meu quintal cimentado, para que não morram de sede.
    Lembro-me que no ano 1970, fiz o recenseamento do Poço da Panela; será que passei pela sua casa sem nem imaginar que ali morava um gênio?
    Um grande abraço e vá em frente, meu caro; sua linha "natureza" e ainda por cima "radical" é o máximo! Reporto-me às cachoeiras e trilhas e a sua bike.

    ResponderExcluir
  2. Entendo que pássaros são entes que "falam" com a voz de Deus. Estamos acabando com os pássaros - e já não os comemos mais, como na seca de 1957 - quando abusamos no urbanismo cimentado, marmorizado e asfaltado. Sem árvores e, consequentemente, sem formigas, insetos, besouros e outros "banquetes" para esses pássaros. É a tal da preservação das espécies ou, nalguns casos, na "lei da selva". Jorge Orwell, na sua "Revolução dos bichos", fala bem disso. Eu entendo que, enquanto "meio ambiente" for apenas algo teórico, sem ação prática, correremos o risco de que, no futuro, aves e pássaros passem a nascer em maternidades, usando berços, saindo do hospital calçando tênis de marca. É assim, infelizmente, o mundo capitalista. José Ramos.

    ResponderExcluir
  3. Sou tradicionalista, o que estava bom ficou melhor ainda retornado a tradição!
    Gostaria de registrar o meu protesto... Quero uma homenagem especial para as duas princesas mais novas da família!
    Depois não reclame se elas forem prostestar nas ruas da cidade, Helena e Alana abalam corações!
    Abraços
    Dulce

    ResponderExcluir