segunda-feira, 3 de junho de 2013

CICLOFAIXA DE LAZER PARNAMIRIM / PINA

A magrela da vez.. Só não cabe no chaveiro !
Certa vez comentei por aqui uma iniciativa da Prefeitura do Recife, ano passado, de promover a criação de uma ciclofaixa na Zona Norte da cidade, em oposição à Ciclovia existente na Orla de Boa Viagem.  Bem mais antiga e estruturada, a ciclovia da Zona Sul sempre foi um sucesso de público, pois -apesar de gente mal educada a utilizar como via de transporte de toda sorte de carrinhos de sorvete, lanches, carroças de cadeiras de banhistas e absurdos que tais- a ciclovia serve bem tanto para o transporte, como para o lazer e esporte.  A questão da educação do povo para utilizá-la com coerência e respeito está mais no fundo do buraco.  Tenho esperança de que ainda vou alcançar um tempo em que não teremos mais que reclamar de absurdos vistos e consentidos pela mentalidade ainda relaxada e descomprometida do nosso povo.
A magrela dobrada.
Mas, falava eu da Ciclofaixa de lazer há pouco tempo inaugurada pelo atual Prefeito, com o apoio de um Banco privado.  Ideia pra lá de saudável e excelente para os cidadãos recifenses se iniciarem no esporte sobre as duas rodas, fazerem da bicicleta um hábito e um transporte e congregarem família e amigos para passeios dominicais seguros, tranquilos e bem frequentados.
Quem desejar usar a ciclofaixa com alguma pressa ou objetivo esportivo, claro, pode tirar a sua magrela da chuva...  A pista é destinada a passeio mesmo. Passeio em ritmo lento e descomprometido.  Passeio e também uma espécie de turismo agradável por paisagens que normalmente não vislumbramos na Cidade Maurícia.
Casarões antigos, palacetes, Sítios remanescentes, prédios modernos e suntuosos, parques e praças belíssimos, a tranquilidade dos casarões multi-centenários do Recife Antigo, o Cais do Porto, e até mesmo o ar gostoso da praia do Pina, no final/retorno da ciclofaixa, quando ela se encontra com a Ciclovia de Boa Viagem.
Quer aparecer? Bota uma melancia na cabeça !
O percurso é completamente seguro, marcado por cones do início ao fim, com intervalos de 3 metros, em média.  Guardas de trânsito e funcionários bem orientados cuidam da sinalização a cada cruzamento e realmente, nas duas vezes que transitei por lá (a primeira ida e volta de Casa Forte ao Recife Antigo e a segunda de Casa Forte ao Pina, retornando a Casa Forte), não vi nada que provocasse a mínima intenção de crítica.  Tudo ótimo, enfim. Inclusive e principalmente a presença de crianças de todas as idades, adolescentes, adultos e idosos, todos congregados pelo espírito sadio do esporte e do lazer urbano.
Se vocês não me vêm por lá é porque prefiro o ciclismo mais desportivo, isto é, um pouco mais veloz e livre, fazendo meus percursos sempre pela manhã/quase madrugada.  Em geral saio por volta das 5 ou 5,30 da manhã e retorno à base uma a duas horas depois de rodar 20 a 30 quilômetros, numa temperatura amena e livre da poluição e do barulho do trânsito.

Circuito Ciclofaixa Parnamirim/Pina Saindo do Poço são 26,26 km

Para quem se interessa por estatísticas e mapas, juntei aqui duas imagens de percursos, uma na ciclofaixa e outra nesse meu modo mais esportivo. Não tenho estado no ritmo em que "andava" quando me preparava para o triathlon, anos atrás. Por dois motivos: o avanço da idade e a mudança da "bike".  Meu brinquedo de estimação agora é uma magrela dobrável, da marca Soul, com câmbio de 6 marchas e rodas de aro 20.  Mais parece uma antiga "Monareta" ou "Caloi dobrável", lembram ? Por mais que eu tente correr ela nunca passa dos 25 kmph.  Muito diferente das minhas "Shimano" de corrida, toda de alumínio, com pneus de 3/4 ", aro 27, 8 kgs de peso. Na pista (BR-101) alcançava facilmente 35 a 40 kmph.  Mas, eram outros tempos e outro Fred.  Aquele que ainda tinha cabelo, hahaha.
Circuito livre, pela madrugada, Poço/Marco Zero/Monteiro/Poço.  São 19,17 km

Nenhum comentário:

Postar um comentário