domingo, 10 de março de 2013

NOTÍCIAS DO JALAPÃO - 1

Serra do Espírito Santo, cartão postal do Jalapão
(foto Fred Monteiro)
O destino já estava programado, há anos. A oportunidade, finalmente foi chegada. Passagens aéreas compradas, lugares reservados na "Expedição Korubo", uma pequena mala com roupas e a velha mochila nas costas.  No peito, o coração de campista/aventureiro pulando de vontade de "cair no mato", fugir da "civilização" , ouvir o som do silêncio.  E aconteceu.  Chegamos em Palmas, eu e minha companheira de vida e aventuras, à noitinha do dia 1° de março.  O dia seguinte seria de muita estrada com uma parada para almoço em Santa Tereza, vilarejo/distrito de Palmas.
Santa Tereza-TO  (foto Edla Monteiro)
Até Ponte Alta de Tocantins, no asfalto por 144 quilômetros. A partir daí, somente areião e buraqueira em horas de sacolejo num enorme caminhão "fora de estrada".  Uma parada no Cânion de Suçuapara, para fotografar e esticar as pernas.  à noitinha chegamos ao Camp Safari, muito bem instalado pela Korubo às margens do Rio Novo, de águas cristalinas e rápidas, areia branca e fina nas pequenas praias.

Canion Suçuapara (foto Sil Dallalibera)
Um jantar, o papo agradável com o grupo de turistas/aventureiros/amantes da natureza e -enfim- o descanso merecido.  No dia seguinte, logo após o café da manhã,  demos início à programação estabelecida pela Expedição: um trecho de canoagem no Rio Novo, num percurso de 4.800 mts descendo o rio em caiaques e enfrentando quase uma dezena de corredeiras.  Obviamente, não tivemos condições de levar câmaras, pela grande possibilidade de "mergulhos" acidentais ou outros acidentes de percurso.  Mas o nosso guia Mauro registrou o grupo já pronto para a descida.

Cortesia de Yara Mansur - (foto do Guia Mauro)
Depois do almoço e muito banho de rio, partimos rumo às dunas de areia vermelha já famosas em inúmeras reportagens fotográficas e de televisão. Depois de uma imersão total nas belezas e nos sons daquela natureza virgem, e já à noite, regressamos ao acampamento.

Ao pé das dunas (foto Fred Monteiro)

7 comentários:

  1. Que bom, Fred! Coragem de leão. Fôlego de peixe.

    ResponderExcluir
  2. Zezinho, esta viagem é imperdível ! É pra gente esquecer do mundo, voltar a ser menino e tomar um banho de Energia na natureza pura do Jalapão..

    ResponderExcluir
  3. Meu caro Fred, só tenho a dizer que desejo a você e a sua companheiríssima, que aprveitem bem todas essas maravilhas, para levarem da vida o que ela tem de melhor e sentir a natureza como nos é dada pelo Senhor do Universo; você sabe que essa pureza e beleza permanecem até que o maior predador do mundo as destrua.
    Sejam muito felizes!
    Espero mais fotos do melhor do Brasil.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Fred,
    Essa viagem (de estudos) deve ter sido muito agradável. Parabéns,
    Otamar de Carvalho

    ResponderExcluir
  5. Caro amigo, Fred,
    Que privilegio ter disposição pra encarar essa aventura !
    Que experiência inenarravel, nadar em rios de águas limpas, dormir sob o ceu estrelado, acordar com o canto dos pássaros...desfrutar dessa paisagem de tirar o fôlego, e ainda por cima, atravessar águas turbulentas!
    Uau!
    Parabens a voce e sua companheira de aventuras na Vida!

    ResponderExcluir
  6. Fred, obrigada pela registro da viagem e pelos bons "dedos de prosa" que pudemos trocar. Foi um prazer conhecê-los, você e Edla são fenomenais.
    Espero encontrá-los em outras aventuras.
    Um forte abraço,

    ResponderExcluir
  7. Zulma, Otamar, Lígia e Yara: Muito obrigado pela presença e pelos generosos comentários. Amanhã estarei publicando um segundo post sobre esta parte da viagem, desta vez em vídeo, o que torna ainda mais real a bela impressão que tivemos dessa Expedição tão agradável ! Aguardem.. e em seguida virão mais fotos e mais vídeos sobre o Jalapão. Abraço fraterno a todos.

    ResponderExcluir