quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

ODE AO BODE


Galeguinho, assessor despedido injustamente

A Coluna do Augusto Nunes, na VEJA, tem uma Seção que eu adoro ler, para desopilar o fígado e comentar. Pois, antes de começar a minha ODE AO BODE, gostaria de transcrever -por oportuna- esta jóia de humor do Mestre Augusto, no citado "Sanatório Geral":

“Ele é meu assessor há 13 anos, estava fora da empresa, realizou comigo um bom trabalho, mas ele mesmo percebeu que estava gerando distorções políticas e saiu”.      Henrique Alves, deputado federal (PMDB-RN), explicando a 22 colegas num jantar convocado pela dupla Sérgio Cabral e Eduardo Paes que a empresa Bonacci, beneficiada por repasses orçamentários pelo candidato a presidente da Câmara, não era dirigida por seu assessor Aluizio Dutra, mas pelo bode Galeguinho, único funcionário encontrado no terreno que servia de sede para a firma fantasma.


ODE AO BODE

Estava tão feliz no seu emprego
e era assim um cidadão comum,
sem nunca precisar fazer jejum,
a nada conseguia ter apego.
Porém um dia se foi o sossego
e então aconteceu um remoinho,
tirando-o daquele doce ninho.
O seu patrão foi pego em enrascada,
de tanta falcatrua e marmelada...
e a culpa foi cair no Galeguinho

Um pobre bode esguio e tão branquinho,
simpático e amado pelas cabras,
tornou-se, nessas invenções macabras,
a vítima de um caso tão mesquinho
mais um a ser jogado ao Pelourinho !
E sujo, feito um chão de mictório,
saiu como quem vai para um velório,
da porta da antiga moradia,
na qual ganhou seu pão como vigia..
Tornou-se um mero bode expiatório !

6 comentários:

  1. Fico com inveja de você meu Maestro Fred. Volte e veja a hora da postagem. Tá doido, hômem. Nem por obrigação eu acordo mais a esta hora. Agora, se me convidam para alguma coisa, algum trabalho, sou eu que imponho as condições: horário, dias de trabalho, salário, regalias. Se o interessado não aceitar, mando procurar outra pessoa. Acordar 6 horas???!!! Só se for pra viajar, pegar um avião! Viajar para algum lugar, por via terrestre, não saio de casa nesta hora, pois precisaria acordar no mínimo, às 5. Se tiver que viajar de ônibus e só tiver neste horário, a minha escolha é simples e direta: não vou. Não viajo!
    Mas o assunto não é minha viagem e sim, o Galeguinho. Óie que isso vai dá bode!!! Né não?

    ResponderExcluir
  2. ô se vai...deixa o Joaquinzão voltar do recesso..vão tirar o bode do anonimato, mô véi ! Sim.. 6 em ponto da matina, né ?
    Ói, Seu Zé Ramu, tem dia que me dá uma insônia da mulixa e eu venho comentar na Besta Fubana às 3, 3 e meia da manhã.. Mas quando vc essas horas certinhas assim, é porque eu programei a postagem na noite anterior, visse? Sô besta nada, machoréi !! Eu gosto é de usá a tequinicologia, home !! né não ?

    ResponderExcluir
  3. Fred: ainda bem que restou ao pobre bode teu olhar sensível para as agruras a que expuseram o pobre e inocente animal, transformado em laranja da turma dos mais espertos. Solidarizo-me com o expiatório
    Abraço
    maria-maria

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Maria ! O povão está representado por demais, nesse bodinho tão simpático e ao mesmo tempo tão injustiçado e desprezado pelos poderosos do dia.. é o nosso Brasil, temos qu mudá-lo !

    ResponderExcluir
  5. IRMÃ "Z" (DA BESTA FUBANA)2 de maio de 2014 às 20:34

    Fred, meu poeta: se eu fosse o BODE GALEGUINHO, tratava de botar a barba de molho. Do jeito que a coisa está, e o aparelhamento PTralha chegou até o supremo, o pobre pode terminará os seus dias longe das cabras e junto dos cabras de peia lá na PAPUDA; o consolo é que terá foro privilegiado; afinal, é laranja de um cara de prestígio; poderá comer o seu feno importado e beber água mineral, né não?

    ResponderExcluir
  6. O CONSOLO DO BODINHO
    (para a amiga Zulma Gomes)

    Assessor de deputado
    Galeguinho é coisa fina
    Mesmo sendo "alaranjado"
    Que não gosta de propina
    Comerá feno importado
    Beberá água de mina
    ..
    Mas Henrique Bode Rouco
    Que na safadeza embola
    Tá dando uma de mouco
    Na tramóia só se enrola
    Esse santo de pau ôco
    Pro bodinho não deu bola

    ResponderExcluir